Problemas na distribuição de senhas de oftalmologista são recorrentes

As dificuldade para marcar consultas na policlínica do Matozinhos, vem deixando os pacientes aflitos a muito tempo. Localizada na Rua General Aristides Prado, são registrados todos os meses filas durante a madrugada na porta do local para a marcação de consultas pela manhã, quando o local abre. A policlínica funciona de 7h da manhã às 17h da tarde, de segunda a sexta.

A estudante Isabela Zanitti enfrentaria a fila no dia 29 de outubro para marcar uma consulta para oftalmologista e  diz se sentir indignada com a situação: “ Necessito com urgência de um oftalmologista. Mas diante da situação não tive coragem de me submeter a isso. Peguei o encaminhamento no início do mês e aguardei a data da marcação de consulta durante todo esse tempo, e quando chegou o dia não tinha condições de conseguir uma vaga.”

As filas são formadas para que no início da manhã as consultas sejam marcadas. Assim, são distribuídas senhas para quem chega a noite e ao abrir a policlínica realizada a marcação das consultas. Pela urgência os pacientes acabam chegando o quanto antes na policlínica, alguns chegam a passar 24h esperando no local.

“Fiquei muito triste porque nem tão cedo conseguirei resolver o meu problema. E triste pelas pessoas que precisaram passar a noite na rua, com frio e chuva, para talvez conseguir uma senha. E só mais tarde marcarem realmente a consulta.”, afirma Isabela. Ela pede aos representantes do município que tomem medidas em relação a isso como um maior investimento em médicos especialistas e maior fiscalização dos sistemas de atendimento dos postos de saúde. “Pois existem falhas na organização da marcação de consultas pelos responsáveis, dentro dos postos de saúde.”, conclui.

Para Lívia Guimarães, vereadora da cidade, a situação é um descaso para com a população e é fruto de uma má administração da prefeitura, que não prioriza o setor de saúde“ É muito desumano, deixar um senhor, ou uma senhora de idade avançada em uma fila de 4h, na madrugada. Enquanto isso, o sr. prefeito escolheu gastar R$ 400 mil em compra de palmeiras imperiais, para decorar a cidade, e criar mais um cargo de confiança que gera gasto de R$ 60 mil/ano.” Segundo a vereadora, na gestão anterior tal problema não acontecia graças ao sistema de agendamento, que agora foi substituído pela distribuição de senhas.

A população por si também pode demandar mudanças na comunidade participando das sessões da Câmara, que ocorrem todas as terças às 16h, salvo exceções, e cobrando diretamente dos envolvidos na administração da cidade.

A prefeitura não quis se pronunciar sobre o caso.

Texto/VAN: Lara Aquino e Samara Santos
Foto/VAN: Reprodução/Facebook

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.