“Roupa boa a gente doa” é o tema da campanha em 2018.

 

O 38º Batalhão da Polícia Militar de São João del-Rei deu início a sua primeira Campanha do Agasalho. As arrecadações tiveram início no dia 9 de abril e seguem até 9 de agosto, na sede do batalhão, localizado na Rodoviária Velha.

Encabeçada pela sargenta Aline Daiane de Andrade, a iniciativa traz o tema “Roupa boa a gente doa”. O objetivo da campanha, segundo ela, é atender diversas entidades da cidade e região que necessitam do apoio durante essa época do ano. O Albergue Santo Antônio e as duas Casa Lar, em São João del Rei, e a Fraternidade Sagrado Coração de Jesus, em Ritápolis, são algumas das instituições que receberão as doações.

Rodoviária Velha é um dos pontos de arrecadação na cidade. Foto/VAN: Thauana Gomes

Cleusa de Fátima Ferreira, auxiliar administrativa do Albergue Santo Antônio, afirma que a iniciativa é muito necessária para a instituição. “Sempre estamos precisando de agasalho”, salienta. Apesar de ser a primeira Campanha do Agasalho promovida pela Polícia Militar, Cleusa diz que o Albergue sempre recebeu apoio ao longo dos anos de membros da UFSJ, entidades e da comunidade: “Os próprios moradores da cidade trazem as doações aqui no albergue mesmo sem campanha”.

Até o momento, as distribuições ainda não tiveram início e, de acordo com a sargenta Aline, devem começar em meados de junho. “Estamos aguardando a quantidade de doações aumentar para fazer uma maior e melhor distribuição”, completa.

Segundo ela, a campanha, até agora, está recebendo grande apoio e aderência da população. Entretanto, alerta quanto a condição do material doado. “Estamos recebendo muitas muitas roupas e cobertores de qualidade. Mas, infelizmente, também recebemos roupas mofadas e rasgadas. Não doamos esse tipo de vestimenta, pois achamos um desrespeito”, afirma.

Polícia Militar promove primeira Campanha do Agasalho. Foto: Divulgação

Para a estudante Júlia Marliere, a campanha é de extrema importância, mas não abrange o problema como deveria. “Gostaria que as doações ocorressem pelo menos duas vezes por ano, mesmo sendo o inverno a estação mais necessária”, declara. Júlia está recolhendo roupas para colaborar com a Campanha do Agasalho e diz que “é importante criar espírito coletivo”.

A campanha está acontecendo também em toda a região das vertentes. Em Barbacena, as doações podem ser feitas na Delegacia de Polícia Civil da cidade. Já em Lavras, a Secretaria de Desenvolvimento Social é a responsável por receber as roupas e cobertores dos habitantes.

A prefeitura de São João del-Rei ainda não lançou nenhuma campanha relacionada à questão do frio, mas está recolhendo doações espontâneas na Secretaria Municipal de Assistência Social.

As doações podem ser feitas das 9h às 11h nos seguintes pontos itinerantes:

  • Segunda-feira: ponto de táxi no Centro e Largo São Francisco
  • Terça-feira: Praça Sr. Bom Jesus de Matosinhos e posto
  • Quarta-feira: início da Avenida 31 de março e gruta nas Mangueiras
  • Quinta-feira: Rua Padre Rocha e Igreja São José
  • Sexta-feira: Igreja São Geraldo e Igreja Senhor dos Montes
Ponto de arrecadação em São João del-Rei. Foto: Divulgação

Texto/VAN: Isabela Souza, Thauana Gomes
Foto/VAN: Divulgação, Thauana Gomes

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.