O Centro de Tratamento Oncológico (CTO) da Santa Casa começa a realizar o tratamento e espera atender 50 pessoas por dia

 

A Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei já conta com 45 agendamentos para a radioterapia, um importante tratamento na luta contra o câncer, que passou a oferecer no último dia 14. Funcionando há menos de um mês e ainda somente na parte da manhã, o CTO (Centro de Tratamento Oncológico) espera atender cerca de 50 pessoas por dia.

Em 2016, a Santa Casa iniciou uma campanha com o slogan “Contra o câncer: eu posso, você pode”. Ela pretendia arrecadar recursos e adquirir verbas necessárias para a aquisição dos aparelhos de Radioterapia. O custo era de aproximadamente US$ 1 milhão. O financiamento da compra do equipamento foi feito 85% com recursos do Ministério da Saúde e 15% com o auxílio das campanhas que foram organizadas, nas quais foram arrecadadas cerca de R$700 mil reais.

O procedimento, que passou a funcionar dia 14 de maio, é uma conquista para a região. Foto/Reprodução: Facebook

Alessandra Regina Cirilo, auxiliar administrativa do CTO, comemora a primeira etapa vencida: “Apesar da radioterapia ter sido implantada recentemente, o movimento e a procura aqui no hospital aumentaram consideravelmente. Antes os pacientes tinham que se deslocar até Belo Horizonte ou Juiz de Fora para receberem o tratamento completo.”

A radioterapeuta Eveline Meireles está há 3 meses na Santa Casa e ressalta a importância do tratamento: “Quando eu prescrevo a radiação, geralmente na média de 25 a 35 dias úteis, os pacientes fazem rapidamente aqui na parte da manhã. É um processo extremamente rápido e indolor, e imaginar um paciente tendo que se deslocar por dois meses para fazer este tratamento por 5 minutos por dia é impensável. O nosso próximo objetivo agora é conseguir o credenciamento do atendimento pelo SUS”.

O físico-médico Marcelo Santana conta que a equipe ainda está sendo montada: “Estamos funcionando há menos de um mês e por enquanto só temos uma técnica. São necessários dois físicos, dois radioterapeutas e dois técnicos, o que esperamos conseguir mais pra frente. Por enquanto, a Santa Casa está arcando com todos os custos já que o SUS ainda não credenciou o tratamento. É um trabalho feito com amor e empatia, mas precisamos atingir esse objetivo logo ou nos manteremos apenas por seis meses”.  Ainda não há apoio e previsão de quando este credenciamento será realizado, mas a Santa Casa de Misericórdia afirma que é um ponto essencial para a manutenção da radioterapia em São João del-Rei.

 

Texto/VAN: Isadora Jales
Colaboração: Thauana Gomes e Carla Marques
Foto/VAN: Elaine Maciel

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.