Lembranças, cartazes, mensagens e lágrimas de saudades marcaram o encerramento da 5ª edição do Encontro de Jovens com Cristo (EJC), que  foi realizado neste final de semana, em São Tiago. O encontro, que é organizado pela Paróquia São Tiago Maior e Sant’Ana, teve este ano a participação de 50 jovens da cidade. Durante o evento, houveram momentos de orações, leitura bíblica, partilha, depoimentos, dinâmicas. O EJC que começou na sexta-feira dia 15, à noite e terminou na tarde deste, último domingo já deixa frutos, testemunhos e boas lembranças.

Para Daniel Santiago Reis, 19 anos, que participou do evento, os dias em que esteve lá se constituíram como uma das melhores experiências que já teve em sua vida. “Lá, você se sente tocado e vê o valor realmente da família, dos amigos. Sente a presença de Jesus, do Espírito Santo. Se fosse para eu participar, faria novamente, foi excelente. Se alguém for convidado, não deixe de dizer o “sim” e aceitar de coração. Vale muito a pena. Você vai se encontrar com Deus e estar com ele o tempo todo”, afirma Daniel.

Olga Silva Reis, 49 anos, mãe de dois participantes do EJC, demonstra o grande contentamento pela participação dos seus filhos no encontro, e fala do momento que eles estão vivendo. “Mudou muito a vida dos meus filhos. Ano passado, meu filho Juliano participou e gostou muito, mudando até o seu jeito de ser. Buscou mais a fé e a religião. Meu outro filho Daniel foi convidado e achei que ele não fosse aceitar, mas, graças a Deus, no momento do convite ele aceitou. Já notei uma mudança nele. Estou muito contente e espero que minha filha Aline seja convidada para participar o ano que vem”, conclui Olga.

Para Alessandra Ribeiro, 24 anos, participante da 4ª edição do EJC e ajudante na edição atual, o momento foi especial e afirma que quer continuar auxiliando sempre. “Participei do 4º EJC, a experiência foi incrível. Só quem participa pode realmente dizer o que é esse encontro e o que a gente sente. É uma experiência ímpar, sem igual. Mexe muito com o coração e nossa mente. Neste, eu ajudei na organização e foi também um momento marcante na minha vida. Espero que nos próximos eu possa ajudar novamente”, declara Alessandra.

O participante Alex Alves Almeida, 22 anos, concorda que este foi um dos melhores finais de semana que já passou em sua vida. “Eu gostei muito do encontro, porque aumentou mais a minha fé. Foi uma experiência que eu nunca havia pensado que iria viver. Foram os três dias mais bem aproveitados da minha vida. Este foi um final de semana que entreguei a minha vida a Deus e valeu muito pela experiência”, finaliza Alex. 

O Encontro

O EJC é um movimento da Igreja Católica, fundado a partir das bases do ECC – Encontro de Casais com Cristo, em 1970, na cidade de São Paulo, tendo sido criado pelo Padre Afonso Pastore para atender às demandas da Pastoral Familiar Paroquial. Naquela época, foi uma experiência bastante relevante para os  jovens daquela comunidade. O sacerdote Pastore publicou, no ano de 1979, livros que difundiam o ECC, EJC e, posteriormente, o EAC – Encontros de Adolescentes com Cristo, por todo o país. Daí os encontros foram se expandindo por todas as paróquias e dioceses do Brasil. O EJC tem o objetivo de evangelizar os jovens em idade entre 17 e 30 anos e, assim, possibilitar um círculo de convivência no âmbito paroquial e seu engajamento nas pastorais e movimentos eclesiais.                

VAN/Marcus Santiago
Foto: Divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.