Segundo dia é marcado por muita animação e esclarecimento

Nesta terça-feira (27), a Associação De Amparo a Pacientes com Câncer (Asapac), de São João del-Rei, realizou o segundo dia da 7° Semana de Prevenção e Combate ao Câncer, a partir das 14h. O segundo dia de evento contou com palestra e oficina prática.

A programação foi iniciada com uma Oficina prática ministrada pela fisioterapeuta da Asapac Elzira D’Santiago que buscou mostrar a importância da atividade física. Os pacientes e seus acompanhantes foram convidados a “mexer o esqueleto” dançando. Com o uso de bexigas e música foram realizados os exercícios de alongamento que tinham o objetivo de “exercitar a musculatura e oxigenar a células para poder diminuir as dores e câimbras dos pacientes, melhorando a qualidade de vida deles e fugir do sedentarismo”, afirma Elzira. Passando por lambada, forró, pop e samba os 25 participantes se entregaram a atividade com muita animação.

Com o término da oficina, às 15h, foi iniciada uma palestra com a Dra. Patrícia Teixeira Resende, ginecologista e mastologista do Centro Estadual de Atenção Especializado (Ceae), abordando o tema “Prevenção e tratamento do câncer de colo de útero”. Segundo a Dr. Patrícia o câncer do colo do útero é o câncer de terceira maior incidência em mulheres e o único que propriamente dito pode ser prevenido pelo controle do surgimento de lesões. O que torna os exames de prevenção de extrema importância, já que que ele o quarto tipo de câncer que mais mata.

A doutora explica que o exame papanicolau é um exame ginecológico que detecta doenças como HPV, câncer de colo de útero e diversas DST, e deve ser realizado por todas as mulheres que já teve relações sexuais. O preventivo após ser realizado por 2 anos seguidos pode ser feito no intervalo de 3 em 3 anos, por ser um tipo de câncer de lento desenvolvimento. Ressaltou também a importância da vacinação de adolescentes de 11 a 14 anos contra o HPV, a vacina é disponibilizada pelo SUS. Ao final da palestra diversas perguntas foram respondidas e as pacientes orientadas sobre como e quando os preventivos devem ser feitos.

A floricultura aposentada Marli Maria do Campo, 74, declarou estar adorando a programação da semana e acha muito importante a realização da mesma, porque “nela a gente é mais esclarecido, as vezes eu tenho um pouco de dúvida sobre essas questões e agora eu não tenho  mais”.

O coordenador da Asapac, Valdecir Braga conclui que os eventos são “importantes para levar informação, orientar e desmitificar na população a palavra câncer” a fim de alertar a população para o diagnóstico precoce de qualquer tipo de câncer.  “Havendo alguma desconfiança ou sintoma que ela procure um médico especialista para que já comece o tratamento”.

Durante a semana, a equipe de 50 voluntários, esperam cerca de 1200 pessoas que “serão multiplicadoras  de informação, que levaram para família e para os vizinhos o que aprenderam aqui e principalmente a mensagem de que em SJDR existe uma associação que ampara no tratamento do câncer”, ressalta Valdecir.

No final do evento duas das pacientes entregaram para as profissionais plaquinhas de homenagem e agradecimento especial feita pessoal da Asapac e foi realizado a vacinação dos pacientes que precisavam completar seu cartão de vacina. Os pacientes que tiverem presentes em todos os dias de evento também terão acesso a exames de PSA, TSH, sangue oculto nas fezes, glicemia, medição de pressão arterial e orientação sobre alimentação saudável na sexta-feira (30).

A Asapac de Sjdr fica na rua Ministro Gabriel Passos, 232, Centro e a programação completa da semana pode ser conferida aqui.

Telefone: (32) 3372-1913

Texto/VAN: Lara Aquino
Foto/VAN: Gabriel Ávila

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.