Considerado o mês da prevenção do câncer de próstata, Aspac realiza semana de conscientização em São João del-Rei

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003,  aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Confira a programação da Semana de Prevenção e Combate ao Câncer, realizada pela Asapac de São João del-Rei:

De 26 a 30 de Novembro:

(26/11), SEGUNDA-FEIRA:
08:00 – Abertura na Rádio São João com participação do coordenador da Asapac Valdecir Braga e a assistente social Alessandra Guse.

10:00 – Palestra no Colégio Nossa Senhora das Dores com Valdecir Braga e Alessandra Guse com o tema “Novembro Azul”.

(27/11), TERÇA-FEIRA:
14:00 – Palestra na ASAPAC com a Dra. Patrícia, ginecologista do CEAE abordando o tema “Prevenção e tratamento do CA de colo de útero”.

15:00 – Oficina prática com Elzira D’Santiago, fisioterapeuta da ASAPAC

( i ) Distribuição de senhas para realização dos exames de PSA, TSH e Sangue Oculto nas Fezes

(28/11), QUARTA-FEIRA:
13:30 – Palestra na ASAPAC com o Dr. Sérgio Veloso, urologista do CEAE, abordando o tema “Prevenção, diagnóstico e tratamento do CA de próstata”.

15:00 – Oficina de dança com Gisele Ventura, professora de aeróbica e dança.

(29/11), QUINTA-FEIRA:
14:00 – Palestra na ASAPAC com o Dr. Frederico Escaleira, oncologista do CTO, abordando o tema “O que é câncer?”.

15:00 – Oficina prática de lazer com Soraya Hallahk.

(30/11), SEXTA-FEIRA:
07:00 – Início da realização dos exames de PSA, TSH e Sangue Oculto;

– Aferição de pressão, medição de glicose e IMC com a participação da Drogasil, de estagiários de nutrição e enfermagem do IFET, além de alunos de enfermagem do UNIPTAN.

14:00 – Palestra na ASAPAC com a Dra. Eveline, médica responsável pela radioterapia do CTo, abordando o tema “Radioterapia: o que é e quais são os seus efeitos”.

15:00 – Encerramento e entrega de benefícios para os pacientes.

ASAPAC SJDR:
Endereço: R. Min. Gabriel Passos, 232 – Centro, São João Del Rei – MG, 36307-330
Telefone: (32) 3372-1913

Texto/VAN: Isadora Jales