A terceira edição do festival trará nove alemães à São João del-Rei

Após nove dias de Inverno Cultural, a cidade sedia mais um festival. O Musik Expedition 2018 ocorre entre os dias 06 e 18 de agosto e promove oficinas, palestras, recitais e concertos de música clássica e popular no Centro Cultural da UFSJ, no Museu Regional de São João del-Rei e no Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier. O foco deste ano é o piano, contando novamente com a presença do pianista polonês Jakub Lojek. O Instituto Spix & Martius, em parceria com a incubadora de projetos Forno Harmônico, realiza a terceira edição do Musik Expedition consolidando a parceria entre a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), a Universidade de Koblenz-Landau (Alemanha) e a Universidade Federal da  Integração Latino-Americana (UNILA). As inscrições para as oficinas já estão abertas e podem ser feitas através do site do instituto, onde se disponibiliza também a programação do evento.

O evento, em homenagem aos 200 anos da passagem dos pesquisadores alemães Spix e Martius por São João del Rei, celebra também os 199 anos de nascimento do patrono do Conservatório, o compositor e Padre José Maria Xavier. Anthony Claret, diretor do conservatório, afirma a relevância da parceria com o festival: “O conservatório sempre será parceiro do Musik. Os nossos alunos têm a oportunidade de aprender com músicos renomados, mas também passar o que aprendemos aqui. É uma experiência única a cada ano”.

Lúcio Barreto, um dos realizadores do festival e também professor de música do conservatório,  relata a importância do evento para a cidade. “O Musik nos traz a oportunidade de levar São João del-Rei para o mundo e vice-versa. Os músicos trazidos vêm principalmente da Alemanha para conhecer a nossa forma de fazer música, e nos ensinar a forma deles. É uma troca de saberes”. No ano passado, vieram trinta e um alemães para o festival, e neste ano, a Universidade de Koblenz-Landau enviará nove estudantes. Pedro Lago, também organizador do evento, ressalta que o foco do festival este ano é se consolidar como tal e fortalecer as parcerias feitas. “Sabemos que virá um número menor de pessoas em relação ao ano passado, mas o que nós queremos é justamente isso, é consolidar o festival em São João del-Rei para depois difundi-lo”.

O Musik Expedition é um festival de música realizado colaborativamente através de permutas e de alguns patrocínios, aberto a todos e muito movimentado através do voluntariado. Aqueles que se interessarem e estiverem dispostos a trabalhar na produção do Musik devem procurar por Pedro Lago ou por Lúcio Barreto.

Texto/VAN: Isadora Jales
Foto: Divulgação/Musik