O município sediou o III Encontro de Sineiros de Minas Gerais

De sexta-feira (03) à domingo (05), Congonhas do Campo foi a cidade anfitriã do III Encontro de Sineiros de Minas Gerais promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O evento contou com a participação de cinco sineiros são-joanenses, além do secretário de cultura e turismo de São João del-Rei,  Marcus Frois. O objetivo do encontro, segundo o IPHAN, foi levantar as necessidades e demandas dos sineiros para dar continuidade a este ofício tão tradicional.

Uma dupla de representantes de cada município é escolhida a cada ano pelo IPHAN para comparecer ao evento, que fornece também a hospedagem e a alimentação dos sineiros. São nove municípios participantes, escolhidos devido ao Toque dos Sinos registrados pelo órgão em 2009: São João del-Rei, Mariana, Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes, Sabará, Serro, Catas Altas e Congonhas do Campo.

Os quatro sineiros com o secretário Marcus Fróis (Foto/VAN: Isadora Jales)

O encontro, realizado no Museu de Congonhas, apresentou resultados obtidos em relação às demandas anteriores e novas proposições para a continuidade da Salvaguarda. Além disso, foi lançado um manual, o “Entendendo os sinos”, e o dossiê “Toque dos Sinos e o Ofício de Sineiros em Minas Gerais”. Os sineiros também visitaram as torres das igrejas da cidade e puderam trocar experiências entre si.

Marcus Frois relata que o evento é muito importante para a manutenção do patrimônio imaterial e parabeniza o IPHAN pela iniciativa. “Representando a cidade dos sinos, é muito gratificante ver que um órgão de responsabilidade federal volta seus olhares para este patrimônio. São João del-Rei marcou presença no encontro e marcará nos próximos, deixando cada vez mais vivo o legado dos sinos e passando isso para outros municípios”. O secretário também realizou uma apresentação neste domingo (05) às 8h no Museu de Congonhas sobre a história dos sinos em São João e seus toques.

Samuel Viegas (21), são-joanense e sineiro desde criança, diz que participar do evento em Congonhas foi motivador para ele. “Muitas vezes não temos reconhecimento e motivação no nosso trabalho. Ser sineiro exige muita coragem e compromisso, é um ofício perigoso. O encontro nos possibilitou mostrar um pouco da nossa cultura e trocar experiências com outras pessoas, foi um prazer participar”. Samuel foi acompanhado de outros quatro sineiros: João Guilherme Lino (33), Patrick Anderson (24), Emerson  Resende (40) e João Victor Neves (18).

O encerramento se deu pelo lançamento do dossiê e pela entrega dos certificados aos sineiros. Todos receberam exemplares do dossiê, do manual e da cartilha, além de uma visita guiada ao Museu de Congonhas após o término do evento. Waléres Moreira de Paula, da superintendência do IPHAN-MG, agradece a participação de todos e comemora o sucesso do evento. “Estamos felizes em receber os sineiros de Minas Gerais e em contribuir para a continuidade deste ofício. O próximo encontro será em Diamantina, provavelmente nesta mesma época”.

A solicitação para o IV Encontro de Sineiros de Minas Gerais em Diamantina foi feita pela secretária de cultura, que chamou a atenção para a comemoração dos vinte anos que a cidade é Patrimônio Cultural da Humanidade.

Participantes do III Encontro de Sineiros de Minas Gerais (Foto/VAN: Isadora Jales)

Texto/VAN: Isadora Jales
Foto/VAN: Isadora Jales