Abrigo de Idosos, que tem 61 anos de existência, é tema de exposição e curta-metragem durante a 19ª Mostra de Cinema

Painéis fotográficos instalados no Largo das Forras, em Tiradentes, trazem moradores do Abrigo Tiradentes e suas características (FOTO: Instagram Universo Produção)
Painéis fotográficos instalados no Largo das Forras, em Tiradentes, trazem moradores do Abrigo Tiradentes e suas características (FOTO: Instagram Universo Produção)

Quem passa pelo Largo das Forras, praça principal de Tiradentes, durante a 19ª Mostra de Cinema, não tem como não parar diante dos painéis fotográficos da exposição “Memórias de um Abrigo”, realizado através de uma iniciativa da Universo Produção, com a coordenação de Fernanda Hallak. Os protagonistas da vez são os idosos que moram no Abrigo Tiradentes, entidade filantrópica que comemora, em 2016, seus 61 anos de atividade.

A ideia, de homenagear em praça pública o Abrigo, integra o projeto Mostra Valores concebido para dialogar com a comunidade onde se encontra o programa Cinema Sem Fronteiras (Tiradentes, Belo Horizonte e Ouro Preto), valorizando pessoas e ações que fazem a diferença.

A são-joanense, mas moradora de Tiradentes, Ednéa Aparecida Chaves, que já conhecia o Abrigo antes da exposição, afirma: “Ao ler as histórias me coloco no lugar dos idosos, imaginando como eram suas vidas. Essa iniciativa dá oportunidade para outros, principalmente aos turistas, de conhecer uma realidade local”.

A exposição, além de três painéis explicativos sobre a instituição, contém fotos de 12 atuais moradores do local com descrições acerca de suas origens, seu ingresso no Abrigo e características particulares de cada membro. No final, um poema de Raquel Hallak, coordenadora da Mostra de Cinema, exalta a velhice.

Na tarde do dia 22 de janeiro, quem teve a oportunidade de conferir a exposição foram os próprios idosos homenageados. (FOTO: Facebook Abrigo Tiradentes)
Na tarde do dia 22 de janeiro, quem teve a oportunidade de conferir a exposição foram os próprios idosos homenageados. (FOTO: Facebook Abrigo Tiradentes)

O graduando em Fisioterapia, Vander de Paula Santos, acredita que a exposição irá surtir futuros efeitos para a instituição: “O impacto causado pela exposição provocará um olhar diferente, um estímulo a termos mais respeito, carinho e cuidado em relação aos idosos em geral. Espero também que as pessoas passem a participar mais da rotina do abrigo, que se atentem para as necessidades do estabelecimento, e que façam visitas, saciando assim as necessidades de afeto seus habitantes”.

A entidade, sem fins lucrativos, foi fundada em 15 de agosto de 1954, e tem o papel de acolher e amparar idosos de ambos os sexos, proporcionando assistência tanto material como moral. À frente da instituição, hoje, encontra-se Osvaldo Valin Júnior, como presidente, e Paulo Luiz Pereira, como vice. Essa diretoria, que muda trienalmente, não é remunerada, e conta com o auxílio de 15 funcionários.

“A Fernanda, responsável pela Mostra, fez a proposta de contar um pouco da história do Abrigo e de cada idoso. Assim, esperamos que a exposição traga um bom retorno para nós, já que ela não mostra só os idosos, mas todo o funcionamento do Abrigo. E isso já tem acontecido, principalmente pela nossa página no Facebook”, conta o gerente do Abrigo Tiradentes, Cláucio Renan Oliveira.

Além da comemoração de 61 anos, o ano de 2016 marca para o Abrigo a ampliação de seu atendimento, já que uma nova sede com a possibilidade de suportar 24 pessoas (atualmente o limite é 18), encontra-se em processo de finalização.

2016 marca a construção de uma nova sede para o Abrigo, com capacidade de abrigar até 24 idosos (FOTO: Leo Lara/ Universo Produção)
2016 marca a construção de uma nova sede para o Abrigo, com capacidade de abrigar até 24 idosos (FOTO: Leo Lara/ Universo Produção)

Para o encerramento da Mostra de Cinema, a Universo Produção junto com a empresa Macaca Filmes exibirá um curta-metragem, no Cine BNDES na praça, às 20h30, no próximo sábado, 30, com relatos sobre as experiências e esforços que as pessoas envolvidas com a entidade filantrópica Abrigo Tiradentes vivenciam para mantê-la em atividade.

Como ajudar o Abrigo?

Jantares, festivais de tortas e outros eventos compõem ações para angariar fundos para ajudar nas despesas finais. O Abrigo Tiradentes é uma entidade filantrópica, então, sem fins econômicos. Além dos benefícios dos idosos e da subvenção da prefeitura, o que sustenta a instituição são as doações em geral.

Ligar para o telefone do Abrigo (3355-1229) para consultar quais são os itens necessitados (normalmente, fraldas geriátricas e materiais de limpeza são fundamentais) ou fazer um cadastro e se tornar um associado, doando mensalmente qualquer quantia em dinheiro, são formas de auxílio à entidade.

Confira a programação completa da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes clicando aqui.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA, PÁGINA

TEXTO/VAN: GRAZIELA SILVA

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.