Na quinta-feira, 25, o espetáculo “Viva Bituca!” foi o destaque do 26º Inverno Cultural, em São João del-Rei. A apresentação foi uma homenagem  idealizada por Túlio Mourão a Milton Nascimento, seu parceiro musical e amigo. Nascimento cantou vários de seus sucessos e ainda dividiu o palco com três jovens talentos.

“Viva Bituca!”, com o objetivo de compartilhar o encanto da música mineira, percorreu as cidades de Divinópolis, Sete Lagoas e São João del-Rei. O espetáculo destacou a amizade, marca de Milton Nascimento, e trouxe para o palco as artistas Luiza Lara, Josi Lopes e Marilane Santos. “Para mim, é um prazer fazer essa série de shows ao lado de três cantoras que prometem um grande futuro pela frente”, relata Milton.

Marilane Santos, cantora são joanense, afirma que foi uma grande alegria cantar com o “ícone da música brasileira”. Para ela, essa oportunidade foi mais do que um reconhecimento do seu trabalho: foi uma realização pessoal. “A música dele embalou a minha vida inteira. A generosidade e o carinho dele são tão grandes que você se sente abraçado por ele!”, declara a cantora.

O espectador Thales Silva, morador de Belo Horizonte, considera a ideia de promover o show de Milton Nascimento excelente, pois “Bituca” é um ícone indispensável no meio cultural brasileiro. Sobre os novos talentos que se apresentaram, ele argumenta que “são gerações distintas dividindo a mesma energia de cantar juntas. As participações foram encantadoras, muito bem escolhidas e adequadas ao que se propõem: divulgar a cultura musical de Minas Gerais”.

As canções contagiaram o público. “Sempre é emocionante ouvir no repertório músicas que remetem a boas memórias”, afirma Thales. Entretanto, para Nathália e Shefania, estudantes da UFSJ, faltaram algumas canções que elas esperavam ouvir, como “Quem sabe isso quer dizer amor” e “Outro lugar”. Mas, ainda assim, as estudantes afirmam ter gostado muito do show.

A apresentação reuniu espectadores de diversas faixas etárias, de crianças a idosos, encerrando, assim, a participação de Milton Nascimento no 26º Inverno Cultural. Túlio Mourão frisa a alegria que sentiu ao participar do evento e, principalmente, ao ver o cantor consagrado no palco. Já Milton conta que foi uma honra participar de um evento tão importante, ainda mais por ser em São João del-Rei. “É um tipo de concerto que a gente nunca mais se esquece”, reforça ele.

VAN/ Gisele Puygcerver; Larissa Garcia; Fernanda Rezende
Foto: Larissa Garcia

Banco de imagens: http://www.flickr.com/photos/van_imagens/sets/72157634874124847/