Milton Nascimento, nascido no dia 26 de outubro de 1942, no Rio de Janeiro, é um cantor e compositor, conhecido mundialmente pelas suas composições da Música Popular Brasileira (MPB). Milton também canta canções nos estilos pop, samba-canção e Rock progressivo. Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, Milton viveu e foi criado na cidade do sul de Minas, Três Pontas. Aos 13 anos o artista já cantava nos bailes e festas da cidade.

Atualmente aos 70 anos, o cantor continua fazendo shows em diversas cidades. Desta vez, Milton foi destaque do 26º Inverno Cultural. O festival esse ano não se limitou a cidade de São João del-Rei, as cidades de Sete Lagoas, Divinópolis, Ouro Branco e Barroso, também foram palco do evento. Milton Nascimento foi atração principal do Inverno Cultural é realizou shows em Divinópolis, Sete Lagoas e São João del-Rei.

Vertentes Agência de Notícias – Para São João del-Rei é uma honra recebê-lo, e para você como é se apresentar aqui?

Milton Nascimento – Para mim é uma alegria enorme, sempre que me convidam para tocar nessa região eu nem penso duas vezes. Quando me disseram há um tempo atrás que eu tocaria em São João Del Rei, imediatamente comecei a ligar para todos os meus amigos na cidade. Inclusive, eu até pedi para chegar um tempo antes para aproveitar um pouco mais, só que infelizmente minha agenda não permitiu. É uma das cidades que eu mais gosto de passear no Brasil. 

VAN- Como você sentiu com a homenagem “Viva Bituca!”, que destaca, como sua marca, a amizade?

MN- Essa ideia surgiu através do Túlio Mourão, que além de ser um grande amigo, tocou na minha banda durante muitos anos. Fizemos o primeiro show em Divinópolis, com uma plateia de quase trinta mil pessoas, e foi uma emoção muito grande. Além da minha banda, esse concerto também conta com a participação de três jovens cantoras mineiras, e uma delas é daqui de São João Del Rei, a Marilane, que canta “Raça”, comigo no show.

VAN- Como você reagiu à proposta de cantar com artistas das novas gerações? Como está sendo cantar com eles?

MN- Desde o começo da minha carreira eu sempre tive o hábito de convidar jovens talentos para participarem dos meus projetos. E até hoje é assim, então para mim é sempre um prazer fazer essa série de shows ao lado de três cantoras que prometem um grande futuro pela frente.

VAN- O que é, para você, participar do Inverno Cultural? O que esse evento significa para sua carreira?

MN – Qual artista não se sentiria honrado em participar de um evento tão importante quanto esse? Ainda mais numa cidade como São João Del Rei, que faz qualquer um se emocionar. É um tipo de concerto que a gente nunca mais se esquece.

VAN- O que você acredita que seu show pode acrescentar como diferencial para a cultura de São João del-Rei? 

MN- Toda manifestação artística que chega aos cidadãos de forma gratuita, deixa, automaticamente um legado cultural de extrema importância para qualquer cidade. Imagine você que, famílias inteiras que jamais teriam condições de pagar para assistir um show podem ter acesso irrestrito a um tipo de arte que dificilmente chegaria numa cidade do interior. Sem falar, que é uma coisa que pode influenciar muitos jovens que também nunca viram algo como esse.  

VAN/ Fernanda Rezende;Larissa Garcia; Gisele Puygcerver
Foto: Thiago Morandi

Banco de imagens: http://www.flickr.com/photos/van_imagens/sets/72157634874124847/

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.