Menina de 10 anos mobiliza doação de cabelos para confecção de perucas para mulheres com câncer

Campanha Fios de Esperança da menina Valentina Oliveira entregou no dia 15 de outubro as primeiras perucas produzidas com os cabelos doados

No dia 15 de outubro foi realizada a solenidade de entrega das primeiras cinco perucas produzidas pela campanha Fios de Esperança no Núcleo do Câncer de Barbacena. A campanha lançada pelo Grupo Escoteiro-do-ar foi criada por Valentina Ferreira Oliveira Santos, de 10 anos, com o objetivo de aumentar a autoestima de pessoas que perderam seus cabelos por conta do câncer.

A escoteira decidiu cortar seus cabelos e doá-las para a confecção de perucas em maio deste ano. O projeto, no entanto, surgiu quando Valentina pediu a ajuda de sua mãe, Kátia Cilene, e, junto com seu grupo de escoteiros, lançou a campanha em junho. Fios de Esperança recebeu muitos apoiadores, entre eles a Associação de Apoio aos Pacientes Portadores de Câncer (APPC), o presidente do Núcleo do Câncer de Barbacena e também de um grupo de cabeleireiras voluntárias, que realizaram os cortes de maneira gratuita.

Cinco pacientes em tratamento de câncer no Hospital Ibiapaba foram as primeiras a receber as perucas, havendo também uma palestra com Márvola Dutra Câmara, médica oncologista, a respeito da importância da prevenção ao câncer. Ocorreu também a homenagem as doadoras da cidade e também da região, além de homenagear as instituições que apoiaram a campanha.

“A decisão de cortar o cabelo não foi com a intenção de doar, mas foi algo que veio assim que cortei. Perdi muito tempo por não saber ao certo aonde ir, acho que é um assunto muito pouco abordado e um ato muito pouco incentivado dentro da sociedade, por isso acaba perdendo espaço para a venda de cabelos, que é tão divulgada.” relata a doadora Raphaela Ferreira sobre sua ação.

Para doar cabelos para a campanha é necessário que as mechas tenham o mínimo de 20 centímetros, não importando se passaram ou não por processos de coloração e alisamento. O número para contato é (32) 98862-1874 e as doações podem ser enviadas para rua Santa Clara, 92, Bairro São José, Barbacena/ MG, CEP 36.205-050.

Texto/ VAN: Isabella Paolucci, Lays Fortes
Foto/VAN: Arquivo pessoal

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *