Campanha Fios de Esperança da menina Valentina Oliveira entregou no dia 15 de outubro as primeiras perucas produzidas com os cabelos doados

No dia 15 de outubro foi realizada a solenidade de entrega das primeiras cinco perucas produzidas pela campanha Fios de Esperança no Núcleo do Câncer de Barbacena. A campanha lançada pelo Grupo Escoteiro-do-ar foi criada por Valentina Ferreira Oliveira Santos, de 10 anos, com o objetivo de aumentar a autoestima de pessoas que perderam seus cabelos por conta do câncer.

A escoteira decidiu cortar seus cabelos e doá-las para a confecção de perucas em maio deste ano. O projeto, no entanto, surgiu quando Valentina pediu a ajuda de sua mãe, Kátia Cilene, e, junto com seu grupo de escoteiros, lançou a campanha em junho. Fios de Esperança recebeu muitos apoiadores, entre eles a Associação de Apoio aos Pacientes Portadores de Câncer (APPC), o presidente do Núcleo do Câncer de Barbacena e também de um grupo de cabeleireiras voluntárias, que realizaram os cortes de maneira gratuita.

Cinco pacientes em tratamento de câncer no Hospital Ibiapaba foram as primeiras a receber as perucas, havendo também uma palestra com Márvola Dutra Câmara, médica oncologista, a respeito da importância da prevenção ao câncer. Ocorreu também a homenagem as doadoras da cidade e também da região, além de homenagear as instituições que apoiaram a campanha.

“A decisão de cortar o cabelo não foi com a intenção de doar, mas foi algo que veio assim que cortei. Perdi muito tempo por não saber ao certo aonde ir, acho que é um assunto muito pouco abordado e um ato muito pouco incentivado dentro da sociedade, por isso acaba perdendo espaço para a venda de cabelos, que é tão divulgada.” relata a doadora Raphaela Ferreira sobre sua ação.

Para doar cabelos para a campanha é necessário que as mechas tenham o mínimo de 20 centímetros, não importando se passaram ou não por processos de coloração e alisamento. O número para contato é (32) 98862-1874 e as doações podem ser enviadas para rua Santa Clara, 92, Bairro São José, Barbacena/ MG, CEP 36.205-050.

Texto/ VAN: Isabella Paolucci, Lays Fortes
Foto/VAN: Arquivo pessoal

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.