Alunos de Engenharia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que formam a equipe Komiketo Baja, fazem os últimos testes com o carro que competirá na 20ª Edição do Campeonato Regional do Baja Sae que será realizado entre os dias 29 e 31 de agosto em Sarzedo, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

O projeto Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do Baja, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde a sua concepção até a construção.

Os alunos contam com o auxílio de professores como José Antônio da Silva (49), que é Engenheiro Mecânico e faz parte da UFSJ há 21 anos. “Nossa parte de orientação aos alunos é no sentido de tornar uma equipe, um time capaz de fazer projetos, de fazer usinagem de materiais, de fazer a parte de simulação computacional, e em todas essas áreas. Nós entramos como um agente orientador, tentando mostrar os melhores caminhos a serem traçados para um bom desempenho no produto final – que é o carrinho – e despertar também a competitividade, porque temos duas competições anuais: uma regional e uma nacional.” disse José Antônio.

Um dos pilotos da equipe, Mateus Fagundes Senedese (19), aluno de Engenharia Mecânica, explica como é sua preparação: “Bom, a preparação se dá através de muitos treinamentos com o carro na pista e através de muito aprendizado dos componentes do mesmo. O conhecimento do piloto acerca do carro é de suma importância. Através disso, é possível previamente entender quais parâmetros do carro devem ser ajustados. Na competição, existem provas de conforto, de segurança e enduro. Não basta somente conduzir o protótipo, deve haver um know-how mais profundo do mesmo.”.

A equipe Komiketo Baja conta com 31 alunos de várias áreas da engenharia, sendo 13 efetivos e 18 estagiários. Desde a volta do projeto em 2009, o time participou de cinco competições nacionais e quatro regionais, tendo o melhor desempenho nacional esse ano que foi a sétima colocação, e o regional em 2011 e 2012 conquistando o quinto lugar, informou o capitão da equipe, Daniel Oliveira Vargas (19), estudante de Engenharia Elétrica.

Texto: VAN/Mariana Veríssimo
Foto: Reprodução/Facebook