A Sede Social Santiaguense foi palco da cerimônia de conclusão dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), de Auxiliar de Recursos Humanos e de Libras Básico. Todos eles são oferecidos pelo PRONATEC, em convênio entre o Governo Federal, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Prefeitura Municipal de São Tiago. Estiveram presentes na solenidade autoridades do executivo, legislativo, professores, coordenadores, amigos e familiares dos formandos.

Os cursos do FIC visam capacitar e qualificar estudantes para o ingresso no mercado de trabalho, além de atender também a outras demandas sociais. É o que afirma Renata Mariano, assistente social e coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). De acordo com ela, “os cursos do PRONATEC atingem um público específico: o de baixa renda. Esses cursos vieram para a cidade através da Secretaria de Assistência Social, juntamente com o CRAS. São cursos que capacitaram adolescentes, jovens e outras pessoas que já atuam no mercado de trabalho. É uma qualificação a mais. Trabalhamos com essa qualificação profissional a fim de que o candidato consiga, após o curso, conseguir um emprego, se recolocar no mercado ou atualizar-se conforme a necessidade de sua ocupação. As duas áreas oferecidas em São Tiago, isto é, Auxiliar de Recursos Humanos e Libras Básico, foram bem aceitos pela comunidade. Nosso objetivo é pactuar novos cursos, com o objetivo de atender a outras demandas”, enfatiza a assistente.

Simone Morais, concluinte do curso de Recursos Humanos, garante que o curso fez com que se aperfeiçoasse em sua profissão. Segundo ela, “foi muito proveitoso, principalmente porque já trabalho nessa área. Acredito que acrescentou muito. E quem  tiver a oportunidade de fazer, não perca”, ressalta.
Maria Isabel Castro, terminou Libras Básico e é formada também em Pedagogia. Ela ressalta a importância de se aprender a linguagem de sinais para atuação no espaço escolar. “Fazer o curso foi enriquecedor, pois trouxe benefícios para a área de licenciatura na qual sou formada. Libras hoje é muito importante, desde a nossa convivência na sala de aula, até outros espaços da comunidade, onde há pessoas que utilizam a linguagem de sinais. O curso foi muito gratificante, aprendi bastante e, por fim, só tenho elogios”, registra Maria Isabel.

Para Raquel Oliveira, que já teve formação anterior em cursos oferecidos pelo Pronatec, o curso de Recursos Humanos agregou mais conhecimentos à sua vida profissional. “Já trabalhava no comércio e havia feito um curso pelo PRONATEC de Técnico em Contabilidade, e o de Recursos Humanos somou mais conhecimentos”, afirma Raquel.

O prefeito Irimar Mendes, presente na solenidade, parabenizou os concluintes. “Continuem sempre em frente, o estudo, o conhecimento, o saber é a porta do sucesso. Sem ele, encontraríamos muitas dificuldades pela vida”, comenta

Segundo o Professor Douglas Mendonça, coordenador dos cursos FIC no Campus Florestal –  da Universidade Federal de Viçosa- , São Tiago foi um dos municípios com menor percentual de   desistência. Afirmou também que, quando houver nova pactuação com o Governo Federal, haverá a possibilidade de trazer mais cursos para a cidade, de acordo com a demanda.

Texto: VAN/Marcus Santiago
Foto: Marcus Santiago