O famoso escritor colombiano Gabriel García Márquez certa vez escreveu que “(..) o jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e humanizar mediante a confrontação descarnada com a realidade”. Essa realidade extrema pôde ser vivenciada pelo fotógrafo Joel Silva em agosto de 2013, quando ele cobria as manifestações que eclodiram no Egito e deram início à onda de protestos que ficou conhecida como Primavera Árabe. Joel foi atingido de raspão por um tiro na capital egípcia e teve que ser tratado às pressas por médicos no hotel em que estava hospedado.

Mineiro de Itaú de Minas, Joel Silva estudou fotografia na Escola de Artes Bauhaus, em Ribeirão Preto. Em 1994, ele iniciou a carreira de fotojornalista no caderno regional Folha Ribeirão, indo dois anos depois para o extinto Notícias Populares, onde participou de coberturas da Copa do Mundo de 1998, na França. Realizou também uma série de matérias sobre as Forças Revolucionárias da Colômbia (FARC), permanecendo acampado 20 dias com guerrilheiros. Em 2001, Joel regressou para o grupo Folha, onde permanece até os dias atuais.

Em 2008, junto com jornalista Mário Magalhães, produziu um especial sobre o trabalho na cana-de-açúcar, que rendeu 8 prêmios, todos sobre direitos humanos. Dentre essas premiações, o Every Human Has Rights, concedido pela ONU; o Prêmio Wladmir Herzog e o Prêmio Folha de Jornalismo.

Com ênfase em jornalismo de guerra, Joel cobriu ainda o  Golpe Militar em Honduras, em 2009, e a ocupação do exército no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, em 2010.

Joel Silva estará presente no 3º Encontro Regional de Comunicação, promovido pelo curso de Comunicação Social – Jornalismo entre os dias 28 e 30 de janeiro. O fotojornalista realizou, no dia 28, uma palestra sobre Coberturas de conflitos internacionais às 19 horas e, no dia 29, no mesmo horário, dividirá o palco com o professor de Sociologia (UFSJ) Euclides Couto, em uma palestra sobre Copas do Mundo e reflexos sociais.

O evento é gratuito e é uma iniciativa da Vertentes Agência de Notícias (VAN), programa de extensão ligado ao curso.

VAN/Ana Claúdia Lima
Foto: Marcius Barcelos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.