Hoje (29), integrando a programação do 3º Encontro Regional de Comunicação, será realizada palestra com o professor Euclides da Cunha Couto, juntamente com o fotojornalista Joel Silva, às 19h, no auditório do Campus CTAN.   

Euclides de Freitas Couto hoje é professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), além de fazer parte do corpo docente do programa de pós-graduação em História. É graduado em história pela PUC MINAS e em Educação Física pelo Centro Universitário Claretiano. Possui mestrado em Ciências Sociais pela PUC MINAS e doutorado em História pela UFMG.
 

Além de Ciências Humanas, Euclides é muito ligado ao esporte. Em 2011, estudou a historiografia do esporte no Brasil e no mundo pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já entre 2006 e 2007, foi professor do curso de Educação Física na Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), ministrando as disciplinas de História da Educação Física e Sociologia para educadores.    

A maioria de seus projetos de pesquisa fazem uma ponte entre a área social e o esporte. Em 2001, seu primeiro estudo tinha como título: “O futebol em Belo Horizonte: integração social e identidades coletivas”. Em sua atual pesquisa, “A História Marca um Gol: Produção e Circulação da Memória Social do Futebol Amador em São João del-Rei”, Euclides coloca em pauta o futebol regional.

Euclides será um dos palestrantes do 3° Encontro Regional de Comunicação, que este ano discute o Jornalismo Esportivo. Sua palestra terá como tema Copas do Mundo e Reflexos Sociais.

VAN/Iolanda Pedrosa
Foto: Marcius Barcelos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.