“Grande é a devoção ao mártir São Sebastião, protetor contra a peste, a fome e a guerra, protetor dos animais, do homem do campo e dos militares”, afirma o pároco de São Tiago, Pe. Robson Rosa Cardoso, durante festa em louvor a São Sebastião, em Oliveira. Santo popular entre os católicos, as festividades em honra do mártir São Sebastião foram recentemente celebradas com entusiasmo na região, contando com missas, novenas, barraquinhas, leilões de prendas e de animais.

São Sebastião é patrono de várias igrejas e capelas de cidades e comunidades rurais da região, e as festividades em seu louvor atraem visitantes e fiéis de diversas localidades. Pe. Cardoso conta um pouco sobre a história dessa personalidade: “Sebastião, homem forte, se tornou soldado para que, de dentro do exército romano, pudesse ajudar tantos cristãos que eram perseguidos na sua época. Com sua fé e palavras, converteu muitas pessoas ao cristianismo. Se mostrou forte diante das ameaças de morte que recebeu para que abandonasse sua fé, enfrentou o Imperador Romano Diocleciano e recebeu, como prêmio, a coroa do martírio. Sua devoção chegou até nós pelos portugueses, principalmente a família real. Se espalhou entre os trabalhadores e produtores rurais, que o invocam para que proteja seus animais das doenças e suas lavouras do mau tempo”. O pároco conta ainda que, como forma de agradecimento, costuma-se oferecer um animal ou mesmo parte daquilo que se produz, para que estas ofertas sejam leiloadas pelas igrejas, ajudando em obras, serviços de evangelização e em trabalhos de caridade”.

Sérgio Mendes Nogueira, estudante de música e membro da pastoral do canto Litúrgico, vê esse momento festivo em honra a São Sebastião como algo muito especial na sua vida. “Desde criança, quando mudei para Oliveira, nunca deixei de participar das missas no dia da festa e também noutros dias, pois nossa paróquia é dedicada a São Sebastião. Aprendi a ter grande carinho por São Sebastião. Vivi boa parte da minha vida ajudando até na preparação da festa. Na missa solene, canto o Salmo bíblico. Para mim, é uma honra!”. Segundo o estudante, mesmo não residindo mais na cidade de Oliveira, participa frequentemente das festividades.

Carla Nunes é secretária da Paróquia de São Sebastião há dois anos e paroquiana da comunidade. Ela conta que, durante esse evento religioso, “uma mística envolve a todos. Muitos vêm ajudar nos leilões, barraquinhas, na organização da festa e em outros setores. Há a participação de entidades e empresas de nossa cidade. Tudo feito em clima de muita paz, motivação, alegria e, sobretudo, fé em nosso querido São Sebastião. A nossa festa recebe visitantes de outros bairros de Oliveira e de outras cidades. Também percebo a mobilização dos moradores da zona rural, da presença marcante das Folias de Reis. Uma das coisas que mais me encantam na festa é que todos se tornam uma só família”, ressalta a paroquiana.

VAN/Marcus Santiago
Foto: Marcus Santiago