No dia 28 de janeiro, das 17h30 as 18h30, foi realizada no 3º Encontro Regional de Comunicação, a primeira videoconferência do curso de Comunicação Social-Jornalismo da UFSJ. O convidado foi o correspondente internacional, do jornal Folha de S. Paulo, Samy Adghirni. Cinco alunos do Jornalismo puderam participaram da atividade e fazer suas perguntas ao jornalista. 

O correspondente é filho de marroquino com a brasileira professora e pesquisadora do Curso de Comunicação da UNB, a jornalista Zélia Leal Adghirni, nasceu em 11 junho de 1979, em Lyon, França, porém não tem cidadania francesa. Passou a infância no Marrocos, mudou-se para o Brasil com a família aos 11 anos e aos 18 voltou para a França, lugar em que se formou em Jornalismo, pela Universidade Stendhal, em Grenoble. Além da língua portuguesa, Samy Adghirni, fala francês, inglês, espanhol, árabe, um pouco de italiano e farsi (idioma do Irã).  

Trabalha para Folha de S.Paulo, desde 2007, onde agora é correspondente internacional, com base em Teerã.Trabalhou em diversos veículos franceses, tais como o “Correio Braziliense”, France Presse, Radio France Internationale, Radio BFM e Trax Magazine. Também cobriu a Copa do Mundo de Futebol da França (1998) para a rádio Guaíba (RS), de Porto Alegre. 

No Brasil, escreveu para o caderno Mundo, foi setorista do Itamaraty e colunista de musica eletrônica do Correio Braziliense (DF).  

Como correspondente cobriu a Primavera Árabe no Egito, na Líbia, e na Tunísia; fez reportagens no Marrocos, Irã, Iêmen, Israel, Faixa de Gaza, Cisjordânia, Síria e Jordânia. Além desses países, escreveu reportagens diretamente dos EUA, República Dominicana, Equador, Argentina, e países europeus. Atua como especialista em assuntos do Oriente Médio. 

VAN/ Silvia Cristina Reis 
Foto: 1-Marcius Barcelos/ 2-Arquivo Pessoal

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.