O artista são-joanense possui mais de duzentas obras em sua galeria

Divino Silva (52) é um artista plástico são-joanense que pinta desde os quatorze anos. Primogênito de dez irmãos, casado, pai de três filhos e dono de uma mercearia, Divino encontra na pintura a oportunidade de entrar em outro mundo, o artístico.

Nascido em São João del-Rei e criado no bairro Tejuco, Divino teve seu primeiro contato com a arte aos quatorze anos, na antiga feira da Praça Frei Orlando, Igreja São Francisco. Naquela época (1980), Divino vendia cartões postais na feira e lá mesmo conheceu dois artistas plásticos,   que o incentivaram a começar sua produção artística.

Com persistência e determinação foi desenvolvendo seu trabalho, chegando a ficar mais de oito horas em frente a uma tela. Vendeu seu primeiro quadro aos quinze anos, quando se sentiu um “verdadeiro artista”, vendo seu trabalho ser reconhecido tão rapidamente.

Aos dezenove anos, o artista já pintava a Igreja São Francisco e vendia seus quadros na feira em frente ao monumento. Muito incentivado por seus pais, Divino viveria apenas da pintura se não fosse a vontade de constituir uma família. Com o turismo decaindo na época, teve que deixar a arte de lado. Se casou aos vinte e três anos e iniciou no mundo dos negócios, de onde surgiu a Mercearia Colinas, localizada no bairro de sua paixão, o Tejuco.

Divino aos dezenove anos na feira São Francisco (Foto/VAN: Isadora Jales)

Após o nascimento dos três filhos, Divino sentia falta de pintar. Foram vinte anos afastados da pintura, o que o faz refletir até hoje  sobre a causa dessa longa pausa. “Eu amo pintar, não sei porque fiquei vinte anos afastado da pintura. Tem dias que fico horas naquela cadeira ali, viajando… Minha esposa tem que me tirar dali”, declara.

Divino Silva já participou de diversas exposições  em Ouro Preto, Tiradentes e São João del-Rei. Possui um vasto acervo, totalizando quinhentos quadros pintados ao longo de sua vida. Sua galeria foi aberta em maio de 2015, acima de sua mercearia, na rua São José, 228, Tejuco. Hoje conta com mais de duzentos quadros para venda, cujos principais serão expostos após a reforma de seu atelier.

Fachada do atelier do Divino (Foto/VAN: Isadora Jales)

O artista prefere dividir seus quadros em séries, de onde surgem suas exposições. A oficina possui quadros de casarios, Maria Fumaça, pintura impressionista, pintura abstrata, sinos, igrejas e animais. Divino conta que sua série predileta é a impressionista, influência de um de seus pintores favoritos, Claude Monet.

Divino e seu quadro favorito (Foto/VAN: Isadora Jales)

Participou de muitas exposições, em locais como o Museu Regional e o Memorial Dom Lucas, que sediaram duas das suas principais sequências: Locomotivas B76 e a Peixes e Outros. Trabalhando fortemente nesta tendência, Divino quer realizar uma exposição com a temática impressionista, mas ainda não definiu os detalhes.

Texto/VAN: Isadora Jales
Foto/VAN: Isadora Jales

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.