Podem requerer a isenção os que cursaram os ensinos fundamental ou médio em escolas da rede pública, ou que tiveram bolsa integral em escolas privadas.

Para conseguir a isenção, os candidatos devem comparecer pessoalmente no campus do IF Sudeste MG (R. Américo Davim Filho – Vila São Paulo, São João del-Rei) com histórico escolar, cópia do CPF e requerimento de isenção de taxa de inscrição. Mais informações estão disponibilizadas no edital. O resultado provisório do requerimento será fornecido no dia 24 de agosto no site da Copese. Caso o candidato não consiga a isenção, poderá recorrer nos dias 27 e 28 de agosto, com o resultado definitivo publicado no dia 03 de setembro. Durante o processo, o candidato não realiza a escolha do curso. Essa seleção é feita somente durante a inscrição entre os dias 4 de setembro e 8 de outubro. O edital do Processo Seletivo contendo a relação completa das vagas e dos cursos será publicado a partir de 30 de agosto, também no site da Copese. O IF Sudeste oferece vagas em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação nos campi de Barbacena, Bom Sucesso, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont. Em São João del-Rei são oferecidos os seguintes cursos:

• Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação
  • Superior de Tecnologia em Logística Superior Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Espanhola)
  • Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
  • Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho