A mãe encontra o filho: Santa Cruz de Minas recebe visita da imagem peregrina de Aparecida durante festa do Sagrado Coração de Jesus

11640524_1078766388882197_535879701_o
A comunidade católica de Santa Cruz de Minas comemorou a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, vinda diretamente do Santuário Nacional de Aparecida, durante os festejos em honra ao Sagrado Coração de Jesus. A peregrinação da réplica, que passará por toda a Diocese de São João del-Rei e faz parte da preparação do jubileu dos 300 anos da descoberta da imagem nas águas do rio Paraíba, esteve na cidade nos dias 14 e 15 de junho.

Com som de buzinas, a imagem foi trazida em carreata da Matriz da Imaculada Conceição, no bairro Colônia do Marçal, para a de São Sebastião. Durante o dia, orações, adorações e uma procissão motivaram os louvores a Maria; ao final uma vigília mariana com a benção do pároco encerrou a festa.

A peregrinação já passou pelas foranias de Andrelândia, Prados e Lavras, estando atualmente na de São João del-Rei, à qual Santa Cruz se encontra inserida. O que os santa-cruzenses não esperavam era que a ilustre visita seria no dia maior da festa do Sagrado Coração de Jesus.
Regina Celi, integrante da comissão organizadora, declarou ter sido uma surpresa. “É claro que a gente amou a ideia, e nos preparamos com muito carinho”, enfatizou. Padre Pedro Jesus Wiermann, pároco da igreja local, também não esperava que a festa coincidisse, mas ele acredita “que a mãe sempre leva para o filho. Ter a imagem de Nossa Senhora faz sentir sua presença muito pertinho da gente; em Aparecida, a imagem fica lá distante, aqui o povo pode tocar; até a carregaram na procissão.”

Apesar de ser um bairro de São João del-Rei, a Cohab, onde ocorria toda a comemoração, pertence à Paróquia de São Sebastião em Santa Cruz de Minas. Isso foi um diferencial para os moradores de lá, como acredita Adenise Coelho:

-“Ter a imagem de Nossa Senhora Aparecida nos visitando fortalece nossas orações em comunhão com nossos irmãos”.

A vinda da réplica incentivou uma programação especial para o evento. “A participação das pessoas foi muito positiva. É lindo o carinho de todos com a mãezinha do céu.”, destacou Josiane Marillac, condutora da vigília mariana.

A imagem continuará percorrendo o território diocesano até o dia 27 de junho, quando acontecerá a missa campal de encerramento em frente à Catedral do Pilar, em São João del-Rei. “Nós sempre vamos em romaria ao santuário dela; agora ela que vem até nós”, disse Geraldo Corrêa, participante do terço dos homens em Santa Cruz.

11208793_1078766235548879_329430037_n

Em 29 de abril, na Basílica Nacional em Aparecida do Norte, Dom Célio de Oliveira Goulart, bispo diocesano de São João del-Rei, celebrou uma missa com a presença de todo o Clero Diocesano, acolhendo a imagem. Foi ai que tudo começou. “Muito importante essa iniciativa para trazer mais participação, mais fé”, manifestou Darci Detomi, que representou a cidade de Santa Cruz nessa celebração.

A programação segue as seguintes datas:

17/06 São João Bosco
18/06 Senhor Bom Jesus do Monte – Senhor dos Montes
19/06 São Judas Tadeu
20/06 São Francisco de Assis
21/06 São Francisco de Assis – Emboabas
22/06 São Miguel Arcanjo – Cajuru
23/06 São Sebastião – São Sebastião da Vitória
24/06 Nossa Senhora da Conceição – Conceição da Barra de Minas
25/06 São José Operário – Tijuco
26/06 Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar
27/06: 15h – missa de encerramento da visita em frente à Catedral do Pilar.

Texto: Graziela Silva/ VAN

Foto: Graziela Silva

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.