coralO “Canta Del Rei”, Festival Nacional de Corais, chega nesta sexta feira ao seu sexto ano de evento. Trata-se  de um encontro anual de corais de todo o Brasil que busca promover interação artística entre culturas diversas através da música nas cidades de São João del-Re e Tiradentes.

Segundo a coordenadora administrativa do evento, Odila Alves, por demanda do regulamento, os corais devem  trazer em seu repertório uma música de um compositor mineiro, o que torna o festival ainda mais popular.  “Muitas pessoas vão ao evento e ficam surpreendidas com o repertório, porque muitas delas não esperavam ouvir músicas populares”, comenta.

O evento, que tem como expectativa reunir mais de 1500 pessoas em São João del-Rei e em Tiradentes, espera este ano a presença de 27 corais, entre eles, grupos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Manoel Dias de Oliveiraa

O músico e compositor da antiga Vila de São José del-Rey, atual Tiradentes, é o grande homenageado deste ano, até pouco tempo quase um completo desconhecido. Segundo o site http://www.acervocompositores.art.br/Compositores/Listagem, o documento mais antigo que se conhece sobre o compositor data de 1769, “da Muzica a Mel Dias a dois coros”, composta para a Irmandade de Nosso Senhor dos Passos. Muito sobre sua vida e trabalho permanece como um grande mistério. Só se conhece documentos de suas atividades como compositor entre 1769 e 1798.

De sua vasta obra, uma parte é considerada autógrafa do compositor; outras obras, restauradas por copistas, trazem menção de sua autoria; a maioria das composições é atribuída ao artista, de acordo com relatos da tradição oral e estudos formais e estilísticos comparativos.

O compositor morreu em 19 de agosto de 1813, sepultado na capela mor da Igreja de São João Evangelista. O registro da causa de sua morte indica  “moléstia do peito” como consta no se atestado de óbito encontrado no Livro de Óbitos e Testamentos da Matriz de Santo Antônio de Tiradentes (MG).

As apresentações do festival poderão ser apreciadas no teatro Municipal de São João del-Rei, no Centro Cultural Yves-Alves (SESI Tiradentes) e também nas ruas do centro histórico dessas duas cidades, onde ocorrerão os desfiles dos grupos. O evento vai até domingo, 21, e a programação completa está disponível no site oficial do festival: festivalcantadelrei.com.br/

Texto: Jederson Lucas

Foto: Divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.