A morte por este subtipo do vírus foi confirmada no dia 11/6 pela Prefeitura de Barbacena

Foi confirmada a primeira morte por Síndrome Respiratória Aguda Grave – provocada pelo vírus Influenza A (H1N1) no Campo das Vertentes. A informação parte da Prefeitura de Barbacena, município de residência da vítima.

Segundo comunicado oficial da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), assinado pelo secretário José Orleans da Costa, o paciente, que não teve o nome divulgado, tinha 55 anos e era morador no bairro Funcionários. Com internação datada em 3 de junho de 2018, a vítima teve o óbito confirmado em 5 de junho de 2018 em razão do vírus Influenza A (H1N1), fator comprovado após realização de exames.

O mesmo vírus que deflagrou a pandemia de 2009, chamada à época de gripe suína, o H1N1 é um subtipo do Influenza A; dividido, como os mais relevantes no momento, entre H1N1 e H3N2, sendo que as letras H e N referem-se a glicoproteínas encontradas na superfície do vírus (respectivamente, neuraminidase e hemaglutinina) e os números que se seguem às letras correspondem ao tipo de glicoproteína correspondente.

Em Minas Gerais, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, já foram notificados, desde o início do ano, 1.178 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave. Deste total, 111 mortes foram confirmadas, 23 delas pelo vírus Influenza.

Janaina Viveiros Batista, da Sesaps, diz que, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), a campanha de vacinação ainda não foi iniciada em Barbacena, sendo disponibilizada a vacina apenas para gestantes, idosos e casos de risco. Para a prevenção, recomenda-se lavar as mãos constantemente e evitar lugares movimentados e sem ventilação.

A informação sobre o óbito em Barbacena ainda não consta no último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG), mas deve ser divulgada na próxima edição.

Texto/VAN: Isabella Rocha, Raphaela Ferreira
Foto/VAN: Reprodução/skyscrapercity.com

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.