A 7ª edição do Conjerei, no último domingo (24), atraiu jovens e adultos, de maioria espírita, de cidades do Campo das Vertentes

A sétima edição da Confraternização de Jovens Espíritas de São João del-Rei e Região (Conjerei), foi realizada neste último domingo (24), das 8h às 17h, no pátio da Escola Estadual Aureliano Pimentel, em São João del-Rei. O evento deste ano contou com 75 inscritos, dentre eles jovens de 14 a 26 anos, e abordou o tema “Transição Planetária”.

Foram servidos café da manhã, almoço e lanche da tarde para os participantes. Além disso, houveram dinâmicas, teatros, músicas e estudos da doutrina espírita. Os Jovens Espíritas e a Aliança Municipal Espírita (AME), apoiadora principal do evento, têm como objetivo primordial atrair e reunir a jovens de todas as religiões para um dia de fraternidade, autorreflexão e entendimentos, a partir dos ensinamentos da doutrina kardecista.

Momento de dinâmica entre os participantes da Conjerei (Foto/VAN: Emerson William)

Segundo o coordenador do Departamento de Infância e Juventude (Dije) da AME, Joubert de Assis Trindade, 25, o tema escolhido para debate este ano, a “Transição Planetária”, procura falar sobre a visão apocalíptica de fim de mundo que é tão falada por outras religiões e causa uma grande polêmica entre os fiéis, Joubert disse que o evento deste ano buscou trazer principalmente este assunto, na visão espírita, para que se entenda melhor o que está acontecendo com o planeta: “Este é um tema que está muito em alta, principalmente nos dias atuais, tem se dado uma polêmica muito grande em relação ao fim dos tempos. Procuramos discutir este tema na maneira em que os espíritos nos falam e no que os estudos espíritas nos mostram”, ele conta.

Michele Maia, 36, expositora espírita e, também, uma das atrações deste ano no evento, veio de Lavras para apresentar um estudo aos jovens participantes deste ano, pois, segundo ela, quando se abre para troca de experiências, o debate fica mais rico, uma vez que a proposta espiritismo em si é uma construção do entendimento de forma coletiva. Michele também levou em questão as ‘fake news’ que ocorrem dentro do meio espírita, segundo ela, para não cair nestas notícias, é necessário estudo da doutrina e discernimento. Ela cita que Alan Kardec, o fundador da doutrina, ensinou a ter sempre o senso da razão acima de qualquer coisa e que esta não pode ser posta de lado, porque para distinguir os princípios do objeto em questão ele precisa ser estudado. Sobre o principal ensinamento que ela buscou levar ao evento, Michele diz: “Olhar para dentro de nós mesmos, tratar das nossas mazelas e dificuldades, pois só nos transformando que o mundo vai se transformar”.

Momento de estudo da doutrina com a expositora Michele Maia (Foto/VAN: Emerson William)

A participante e seguidora da doutrina espírita, Fernanda Caroline Cardoso de Santana, 24, conta que é a primeira vez que participa do evento e que o procurou pois, no momento, está buscando uma autorreflexão para si própria, além de considerar o tema bastante interessante e ter curiosidade em aprender. Sobre a lição de vida que vai levar do evento, Fernanda conta: “Eu vi que estamos num momento de mudança, e isso nos leva a praticar a solidariedade, caridade e fraternidade”.

Marcelle Lopes de Araújo, 42, que vem de Barroso para participar pela terceira vez da Conjerei conta que, para ela, é gratificante e especial, pois é um evento inovador e necessário para o movimento espírita da região das Vertentes. Ela disse também que buscou o evento para obter mais conhecimento, porque aprender sempre é bom e traz resultados produtivos. Marcelle também elogiou o estudo apresentado por Michele Maia: “Ela abriu leques para podermos dissertar, explanar e poder dar propostas de conciliamento”.

A organização já visa o próximo evento, que sempre ocorre uma vez ao ano e durante o mês de junho, ainda não há data e local definidos, mas está prevista a presença do palestrante Daniel Pavan. O tema ainda será decidido em breve.

Texto/VAN: Emerson William
Foto/VAN: Emerson William