O evento ocorreu entre os dias 17 e 24 de junho

O Conselho Municipal de Políticas Sobre Álcool e Outras Drogas (Comad) organizou em São João del-Rei a primeira Semana Municipal de Prevenção às Drogas. Durante a semana, várias ações foram realizadas. ocupando praças, escolas e espaços públicos com a prevenção às drogas como tema principal. O início se deu no domingo (17), pela manhã, na Praça de Matosinhos, com a corrida de prevenção, e as atividades se deram de forma variada ao longo da semana, se encerrando neste domingo (24). Foram promovidas também atividades esportivas, rodas de conversa e palestras nas escolas estaduais e municipais, proporcionando momentos de debate e discussão sobre as questões do álcool e das drogas.

O presidente do Comad, Rogério Andrade Reis (50), diz que o evento procura envolver a sociedade no debate deste tema tão importante para a população da cidade. Ele afirma que a sociedade tem dado uma resposta positiva, mas que ainda está aquém do desejado. Rogério também ressaltou momentos de sucesso: “Temos sim uma resposta muito positiva, haja vista a roda de conversas, que contou com a participação de mais de 50 pessoas.”

A realização da semana contou com o apoio e parceria de várias instituições da cidade, como o grupo de capoeira Artes das Gerais e a Prefeitura Municipal. Claudinei Vicente Gonçalves (39) atua nas políticas públicas sobre drogas do município e afirmou que esta parceria é extremamente significativa no auxílio e na organização. Sobre a atuação do conselho, Claudinei destaca que esta parceria vai muito além destes sete dias, pois os trabalhos acontecem o ano todo.

O Comad tem intenção de criar um calendário de eventos contínuos que chamem a atenção da sociedade para o tema proposto. Segundo ele: “A sociedade tem que se sentir incluída nos debates, pois este é uma questão de posicionamento político e social. Não faz juz à sociedade apenas acatar deliberações, ela tem que participar e fomentar as leis.” São apenas 163 municípios de Minas Gerais que possuem o Comad. Menos de 100 são ativos e o  de São João del-Rei tem participado ativamente nos níveis estadual e nacional.

O grupo de Capoeira Arte das Gerais promoveu uma roda, na “tarde esportiva” de sábado (23), na Praça de Matosinhos. Arizio Haroldo de Souza Júnior (37), o “Formando Juninho,” é organizador do grupo e destacou a importância do esporte e da cultura no resgate dos usuários de drogas e de sua prevenção, representando uma outra opção. Sobre a relevância da capoeira no âmbito social, ele ressaltou: “A capoeira é uma grande forma de inclusão social, podendo incluir tanto adolescentes, adultos, idosos e deficientes. O objetivo é resgatar e desenvolver o esporte, a cultura e promover a saúde.”

Roda de capoeira com o grupo Artes das Gerais em frente à Igreja do Matosinhos (Foto/VAN: Rafael Nascimento)

Também no sábado à tarde foi realizada uma “blitz educativa” que contou com o apoio da Guarda Municipal de São João del-Rei. Ela foi responsável pela sinalização e controle do trânsito no local, selecionando os carros que participaram da atividade. O guarda municipal Gustavo Costa Silva Sbampato (26) participou da blitz e enfatizou o mérito deste trabalho de conscientização e prevenção: “A campanha do Comad é importante para o município, pois reforça o trabalho que a Polícia Militar faz contra as drogas, com o  Proerd” destacou.

O aposentado José Timóteo da Silva Filho (60), é pastor evangélico e foi convidado a ocupar a vaga que o Conselho de Pastores Evangélicos das Vertentes tem no Comad. Ele participou da blitz educativa de forma voluntária e apontou a dimensão do trabalho de conscientização da população, buscando a prevenção como forma de um futuro melhor para a questão das drogas. José Timóteo diz que: “Esse é um trabalho de muito valor, pois atua na prevenção do uso de drogas e álcool. O trabalho preventivo deveria ser feito todos os dias.”

Blitz Educativa fez parte da programação da Semana de Prevenção às Drogas (Foto/VAN: Rafael Nascimento)

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 10% da população dos centros urbanos consomem substâncias psicoativas de forma abusiva, independente do sexo, idade, instrução e poder aquisitivo. Eventos que conscientizem a população são muito relevantes, principalmente os que discutem sobre drogas lícitas e ilícitas. O Comad realiza reuniões abertas para toda a população na Casa dos Conselhos, próximo ao Cras Matosinhos. As reuniões ocorrem na segunda terça feira de cada mês.

Texto/VAN: Rafael Nascimento
Colaboração: Isadora Jales