Eventos da Exposição, artesanato e corrida de rua marcaram fim de semana da cidade

DSC06618

Aconteceu, entre os dias 25 e 27 de setembro, a quinta edição da Exposição Nacional de Orquídeas em Nazareno. O evento que englobou uma mostra de artesanato e a competição esportiva, foi realizado no Parque de Exposições José Vespasiano de Abreu.

A Corrida Biriba de Ouro, ocorreu na manhã do domingo e 85 competidores de cidades de toda a região se reuniram em busca do pódio. O calor intenso não prejudicou a performance dos atletas no percurso de 3 km. Josinei Heitor, da cidade de Itutinga declara: “Participar da competição em Nazareno, para nós é uma honra, devido a receptividade e o carinho com que os organizadores demonstram com todos os participantes”.

Houve premiação em dinheiro para o primeiro lugar geral masculino e primeiro lugar geral feminino. Elza Arruda, 59, é atleta há 28 anos e ressalta: “Independente de idade, o esporte é importante na vida da pessoas. Primeiro ele proporciona saúde, além de abrir espaço para fazer um intercâmbio com outras cidades”. Elza Catarina é bordadeira da cidade de Ritápolis e participou da mostra de artesanato pela primeira vez. Apesar de não ter planejado competir na corrida, foi motivada e levou para casa uma medalha, sendo classificada em 2° lugar na categoria 54-59 anos. “Eu não esperava participar da corrida, mas fui incentivada. Valeu a pena” comenta.DSC06570
A Exposição de Artesanatos teve bordados, crochê, decoupage, artes em cabaça, tapetes, entre outros: “Deve haver reconhecimento por parte da comunidade, pois Nazareno tem muitos aspectos positivos com relação a arte. Quando você faz um trabalho de artesanato você esta colocando o melhor de si, faz bem para alma” disse Luciana Ferreira da Silva, Presidente da Associação de Artesãos de Nazareno (ArteNaza). Luciana ainda completou: “A cada ano a gente vai ficando mais à vontade em estar mostrando nosso trabalho. É um processo exaustivo, mas vale a pena”.

A Exposição de orquídeas contou com a participação de 14 cidades, 79 expositores e 338 plantas. Entre as cidades participantes estão: Lavras, Itaguara, Oliveira, Itaúna, Divinópolis, Juiz de Fora, Arcos e Três Pontas. Walter Ribeiro, mais conhecido como Buré, é colecionador de orquídeas da cidade de Juiz de Fora. Na premiação teve sua planta DSC06595“Blc. Beatriz Kunning” classificada em 1° lugar na categoria Híbrida. “É a primeira vez que participo do evento. Adorei a cidade, a hospedagem e a receptividade. Eu pretendo voltar ano que vem” disse Ribeiro. Na ocasião, os visitantes puderam comprar plantas do orquidário Lumani. O encerramento foi no domingo às 16 horas com
presença dos expositores, comunidade e autoridades locais.

TEXTO/VAN: THAIS ANDRESSA

FOTOS:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.