Equipe são-joanense venceu por 1×0 em casa em jogo que não terminou e avançou ao hexagonal final

Partida que não passou do primeiro tempo teve Social como time vitorioso
Partida que não passou do primeiro tempo teve Social como time vitorioso

No último sábado, 26, o Social de São João del-Rei recebeu, no Estádio Paulo Campos, a equipe do Valeriodoce pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro sub-17. A partida, que tinha gosto de decisão, terminou em meio a polêmica, mas com resultado satisfatório para o clube local: vitória por 1×0 e a tão sonhada classificação.

Para conseguir avançar ao hexagonal final com uma rodada de antecedência, os são-joanenses precisavam vencer e torcer pela derrota ou empate do Novo Esporte contra o Atlético-MG, em jogo disputado ao mesmo tempo em Ipatinga. Antes mesmo do apito inicial, o Social já se estabelecia como favorito, já que o Valeriodoce, com problemas no elenco, começaria o jogo com apenas nove jogadores.

O favoritismo se fez presente no jogo e o Xavante do Matosinhos pressionou o clube de Itabira desde os primeiros minutos de partida. O Valeriodoce, com elenco reduzido, optou por se manter atrás e se manteve com duas linhas bem defensivas, com quatro jogadores cada. Com frequentes incursões ofensivas do lateral-esquerdo Matheus, o Social buscava girar a bola entre os jogadores de meio-campo: a equipe atacava, mas tinha dificuldades para abrir o placar no esquema tático retrancado do adversário.

Foi aos 20 minutos de partida, que o camisa 9, Diogo, conseguiu abrir o placar em bola cruzada na área. A vitória do Social parecia bem encaminhada até que, aos 25 minutos, o camisa 6 do Valeriodoce, Arthur Fernandes se lesionou em uma dividida e acabou saindo do jogo. Sem jogadores no banco de reservas, o número de desfalques do clube subiu para três. Passados 5 minutos, mais dois jogadores do Valerio alegaram lesão, Lucas Silva e em seguida Felipe Assis caíram em campo e não conseguiram retornar para a partida.

Lesões de jogadores do Valeriodoce levaram jogo a um fim prematuro
Lesões de jogadores do Valeriodoce levaram jogo a um fim prematuro

Aos 32 minutos do primeiro tempo, o árbitro Warley Osvaldo não possuiu muita saída: “Com o número insuficiente de atletas na equipe do Valeriodoce, nós fomos obrigados a encerrar. Prevalece o resultado da partida e vai a julgamento para saber o que cabe no regulamento”, explicou o árbitro.

O acontecimento levantou a suspeita por parte dos torcedores de que a equipe de Itabira teria propositalmente abandonado a partida: “Eu acho inadmissível, o Valerio é um time de tradição no futebol mineiro. Perdendo de 1 x 0 no primeiro tempo de jogo e manda três jogadores caírem, para eles não tomarem mais gols e serem rebaixados para a segunda divisão”, comentou o torcedor Marcos Rogério.

O treinador do Social, André Luiz, também lamentou o ocorrido, mas comemorou o resultado: “Acho uma sacanagem, o time não comparecer com nem 11 jogadores e ainda abandonar a partida no meio. Mas, estamos felizes com o resultado e passando para o hexagonal, vamos fazer a melhor campanha possível”. André também lembra que o Social é o primeiro clube de São João del-Rei a se classificar para o hexagonal final. “Independente do que acontecer, já estamos entre as seis melhores equipes do estado na categoria de 17 anos. Creio que já é um excelente trabalho”, completa.

Já o treinador do Valeriodoce, Carlos Mauricio, exaltou os jogadores e procurou se esquivar da polêmica: “Os atletas foram guerreiros. A gente tem a dificuldade de estar formando a equipe, da locomoção. Dois atletas vieram no limite, um outro ainda sofreu contusão no meio da partida. Então, não teve como continuar”.

Social já está matematicamente classificado, já o Valeriodoce corre o risco de rebaixamento
Social já está matematicamente classificado, já o Valeriodoce corre o risco de rebaixamento Fonte: FMF

Com a classificação no bolso, o Social enfrenta no próximo sábado, às 11 h, a equipe do Vila Nova, na cidade de Nova Lima, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro. Já o Valeriodoce, recebe em casa a equipe do Novo Esporte.

Sub-15 também brilhou

Também no sábado, foi realizada a partida dos time Sub-15 do Social com o Valeriodoce. Na partida, os meninos ssão-joanenses brilharam e venceram pelo placar elástico de 11 x 0. O destaque do duelo foi o camisa 10 do Xavante, Gustavo, que marcou seis gols. Além de Lolote, camisa 18, que fechou a goleada com uma bela finalização encobrindo o goleiro.

Apesar do placar, a situação do clube de São João del-Rei na competição é mais complicada. Para se classificar para o hexagonal final, precisa vencer o Vila Nova fora de casa no próximo sábado e torcer para o Novo Esporte perder no duelo contra o Valeriodoce. A combinação de resultados ainda precisa tirar uma diferença de sete pontos no Saldo de Gols. 

TEXTO/VAN: LUCAS MARANHÃO

FOTOS: LUCAS MARANHÃO

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.