Pacientes em tratamento com câncer estão sendo encaminhados para o Hospital 9 de julho de Juiz de Fora

Maquina de São João del-Rei está parada Foto: Reprodução - TV Integração
Máquina de São João del-Rei está parada Foto: Reprodução – TV Integração

A máquina utilizada na radioterapia do Centro de Tratamento Oncológico de São João del-Rei está parada há quatro meses devido a quebra de uma das peças do gerador linear. A peça em questão já foi adquirida, entretanto, a entrega está atrasada por causa dos trâmites legais na importação. Além disso, há o problema da falta de credenciamento do tratamento junto ao Ministério da Saúde, já que o processo de irradiação necessita de um aval do Comitê Nacional de Energia Nuclear.

A empresa privada responsável pelo CTO são-joanense realizou o atendimento gratuito aos pacientes cadastrados durante nove meses. Mas, devido a falta de credenciamento, a empresa não está recebendo pelo serviço prestado o que fez o atendimento ficar paralisado. Segundo o coordenador da Associação de Amparo a Pacientes com Câncer, ASAPAC, Valdecir Braga “O tratamento é totalmente gratuito, mas essa falta de credenciamento diante do SUS não faz com que eles recebam pelo serviço prestado para a população”.

Os pacientes cadastrados no CTO estão sendo encaminhados ao Hospital 9 de Julho em Juiz de Fora para realizar a radioterapia, a própria empresa tem disponibilizado transporte e alimentação. Aqueles que não são cadastrados podem procurar apoio da Secretaria de Saúde de São João del Rei para transporte através do TFD (Tratamento Fora de Domicílio).

A paciente Verônica Coelho se desloca para Juiz de Fora pela van disponibilizada pelo CTO, mas devido aos defeitos que a máquina do Hospital 9 de Julho tem apresentado, está com o tratamento atrasado em duas semanas. Os defeitos da máquina de Juiz de Fora decorrem da sobrecarga de pacientes que a máquina tem recebido após a paralisação em São João del-Rei. Um técnico está acompanhando as sessões a fim de garantir o funcionamento do aparelho.

info-radioterapia
Arte: Laila Zin

A campanha Raio pela Vida, organizada pelo Rotaract de SJDR, arrecadou mais de 35 mil assinaturas a fim de acelerar o credenciamento do tratamento. De acordo com a fisioterapeuta e idealizadora do projeto, Elzira D’Santiago, as assinaturas serão transformadas em um requerimento que será levado ao Ministério da Saúde “como forma de questionamento e pressão por algo que a população quer e precisa”.

A radioterapia é uma das formas de tratamento utilizadas para controlar o câncer e consiste na emissão de radiação ionizante a área do tumor com o objetivo de erradicar todas as células cancerígenas com o menor dano possível às células vizinhas. Caso o tumor seja maligno, as células tendem a se reproduzir rapidamente e, por isso, o tratamento deve ser realizado num ritmo frequente.

TEXTO/VAN: REBECA OLIVEIRA

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.