Segundo os organizadores, 2,7 mil pessoas participaram do evento que já chega a 6ª edição

 

Em sua sexta edição, o cosplay que acontece anualmente em Lavras (MG) foi realizado no último domingo (15),l no shopping da cidade. Contou este ano com a dubladora Fernanda Bullara, a voz por trás de personagens marcantes como Tomoyo de Sakura Card Captors e Sailor Júpiter de Sailor Moon. Além de estandes com artigos da cultura geek e japonesa, grupos de RPG, paintball e concurso de cosplay, trouxe também nesta edição uma feira medieval.

Já pela manhã, personagens já eram vistos andando pelos ônibus da cidade. Mais tarde, centenas de cosplayers estavam espalhados pelo shopping durante o evento que aconteceu entre às 11h e às 19h, no interior do Shopping Lavras. Rejane Edwigens, apareceu como Tiana do filme da Disney: “A princesa e o Sapo”. Fazendo cosplay pela terceira vez no evento, ela percebeu que este ano estava bem mais cheio que no anterior. Fato ressaltado por um dos organizadores, Décio Antônio, que afirmou que foram pelo menos 300 pessoas a mais, (aproximadamente 2,7 mil no total) e o dobro de ingressos vendidos pela plataforma de vendas online em relação ao ano passado.

O concurso de cosplay é dividido em cinco categorias, incluindo apresentação solo, grupo e família com premiação de até 600 reais para o primeiro lugar. Neste ano, a ganhadora foi a cosplayer Letícia Ferrari de Souza, de 21 anos, da cidade de Varginha, MG. “O que me levou a participar do concurso foi porque gosto de fazer cosplay, pra mim é um hobbie. Não é somente montar um visual, é sentir o personagem,  como se estivesse vivendo ele, e isso é bom!”, disse.

O visual escolhido foi da personagem Katarina do jogo League of Legends, personagem que ela já tinha feito anteriormente em um evento na sua cidade. Ela foi vencedora na categoria de apresentação solo.

A feira medieval trouxe a ambientação da idade média com corte, bruxas e guerreiros para o evento. Segundo Márcio Saldanha, de São João del-Rei, várias pessoas aficcionadas por cultura medieval, inclusive ele, realizaram a primeira feira medieval na sua cidade, em junho do ano passado. O evento era baseado apenas na ambientação medieval, e na ocasião, um dos organizadores do Cosplay Lavras foi convidado a montar um estande de arco e flecha no evento.  Dessa forma, decidiram levar as atividades de Swordplay e demais estandes para o evento de cosplay de Lavras deste ano. A novidade agradou, trazendo um novo espaço, com música celta, personagens e decoração em ambiente totalmente imersivo.

 

Texto/VAN: Agnes Monteiro
Colaboração: Rafael Nascimento
Foto/VAN: Agnes Monteiro

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.