Por Igor Chaves e Isabela Barbosa

Na última quarta-feira (13), o brechó literário beneficente de Paty Costa Leite esteve no Campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei (CDB). Geralmente, a ação acontece bimestralmente no Pátio Matosinhos, mas, devido a certa urgência da causa animal, o bazar precisou realizar uma arrecadação extraordinária no CDB, a fim de angariar fundos para a Sociedade Protetora de Animais de São João del-Rei.

Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite – Foto: Isabela Barbosa

Idealizado por Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite, professora de língua inglesa e linguística do Departamento de Letras, Artes e Cultura da UFSJ, o brechó une a acessibilidade à leitura com a causa animal. Sendo promovido desde 2019, os valores recolhidos pelo bazar são repassados à Sociedade São Francisco de Assis de Proteção aos Animais, que vem enfrentando momentos de crise frente à falta de recursos e pouco incentivo do poder público.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2023 eram cerca de 30 milhões de cães e gatos em situação de rua no Brasil, sujeitos a maus-tratos, falta de alimento e abrigo. Posto isso, em entrevista para a VAN, Paty contou que o brechó começou de forma orgânica a partir do seu desejo de ajudar na causa animal e acabou escalonando, funcionando até mesmo online, durante a pandemia: “Eu não tinha a ideia ‘eu vou fazer um brechó’, eu queria só ajudar, mas aí o brechó começou e nunca mais parou”.

Patrícia e equipe de auxílio – Foto: Isabela Barbosa

Atualmente, o brechó conta com apoio do Rotaract São João del-Rei, responsável por ajudar com a logística. “Eles me ajudam a vender e ajudam a divulgar também…a separar os livros…eles me ajudam no processo todo. Então é por isso que a gente fez o brechó e continuamos até hoje”, explicou Paty. Para ela, os animais na rua precisam ser vistos e, acima de tudo, amparados: “Eles não têm como pedir ajuda. Eles estão aí, né? Se a gente não olhar pra eles… Eles continuam ali. Então alguma coisa precisa ser feita”.