Foto: Fanpage Restaurante da Filó
Foto: Fanpage Restaurante da Filó

Conhecida como Filó, Valéria Filomena Tarôco é uma cozinheira de mão cheia. Com dotes herdados no DNA, Valéria é descendente de italianos e aprendeu todas as receitas com sua avó. Então, ela começou a vender massas e com o negócio crescendo, abriu um restaurante para sustentar os filhos e conquistar mais paladares. Situado a doze quilômetros do centro de São João del-Rei, o restaurante da Filó foi inaugurado em fevereiro de 2009.

A ideia de ser uma empresária veio quando Valéria se separou do marido e decidiu seguir o sonho de se tornar independente. Inicialmente em 2008, ela começou a vender suas massas e ao ver o sucesso que faziam, Valéria decidiu abrir um restaurante próprio com a ajuda do irmão. Ela reformou o porão de sua casa para acolher os clientes e amigos e dar continuidade à sua independência financeira. “Comecei a vender minhas massas numa feira da ACI que funciona aos domingos perto do coreto. A convite da revista Sabores de Minas, um chef de cozinha fez um trabalho comigo de uma semana fazendo cada dia fazendo um prato diferente de minhas massas. Então, ele divulgou a abertura do restaurante, além de fazer vários elogios ao jeitinho italiano da comida e do lugar. Quem conhece os restaurantes italianos, fala que o meu restaurante é bem parecido com os de lá, também feitos em porões.”

O sucesso de suas massas perpetuou por toda cidade e chegou até na capa do Jornal Estado de Minas. Desde então, Valéria não parou. Expandiu o cardápio e trocou experiências com vários chefs. Participou de reuniões e workshops do SEBRAE para administrar melhor os negócios e chegou até ser convidada para dar aulas, pelo SEBRAE, de culinária.

Uma parceria do SEBRAE com a Prefeitura de São João del-Rei criou o projeto de agro-turismo chamado “Colônias Vivas” que visa levar os turistas para a área rural e mostrar a história dos descendentes italianos. Valéria apoia o projeto e é engajada na causa. “Aqui é muito bonito. Tem de ser mostrado para os turistas. Além disso, vai melhorar a vida de todo mundo aqui.”

Sua fama chegou à televisão e ela foi convidada inúmeras vezes para ensinar receitas e mostrar costumes italianos. “O pessoal da TV Integração em Juiz de Fora já me tem como fonte. Às vezes me ligam pedindo ensinar uma receita italiana com ingredientes mineiros, outras me pedem indicação de pessoas que fazem queijos, cachaças artesanais que moram aqui na região.” Mas o sonho de Valéria mesmo é fazer uma receita com Ana Maria Braga. “Já me pediram para mostrar uma reunião familiar tipicamente italiana no Mais Você, mas quem apresentou o programa na ocasião foi o André Marques e a Cissa Guimarães. Porém, eu tenho vontade conhecer a própria Ana Maria e ensinar uma receita italiana a ela.”

No ano passado, durante a feira de Gastronomia Italiana do Festival Colônia Viva, Valéria foi muito requisitada. “Vendi cerca de oitenta quilos de massa. Os chefs que vieram de fora para montar pizzas e outros pratos pediram sempre minha opinião na hora de montar os pratos. Trocamos receitas e segredos culinários.”

Mais velha de três irmãos, Valéria vive na Colônia do Felizardo em São João del-Rei, nascida e criada nas terras do pai, ela traz consigo a história dos descendentes italianos. “Minha avó, de 90 anos, sabe muita coisa que a mãe dela contava. Tenho alguns primos e pessoas mais velhas que até falam o dialeto italiano. Somos uma família muito grande e unida. Cada um ajuda o outro, moramos perto, então sempre mantemos contato.”

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.