O ensino técnico é alternativa para os alunos que querem entrar no mercado de trabalho mais rápido

Apesar de o Ensino Superior ser o sonho da maioria das alunos do Ensino Médio, existe outra opção para que os estudantes tenham uma formação profissional: os cursos técnicos. São João del-Rei conta com duas instituições de ensino que oferecem cursos profissionalizantes: o SENAI e o IF Sudeste MG.

“Eu acho que o curso técnico é a melhor opção para quem quer entrar no mercado de trabalho rápido. São apenas dois anos e você já sai daqui um profissional pronto para o mercado”, conta Daiane Evelyn da Silva, de 21 anos, estudante do curso de Enfermagem do Instituto Federal.

Daiane Evelyn da Silva viu no ensino técnico a oportunidade de trabalhar mais cedo. Foto/Vertentes Histórica: Elaine Maciel

Ao todo, o IF Sudeste MG Campus São João del-Rei oferece 11 cursos, sendo 5 cursos técnicos. A duração dos cursos variam conforme a modalidade, mas, em geral, os técnicos variam entre um ano e um ano e meio e as graduações têm duração de dois a dois anos e meio.

O perfil de aluno que escolhe cursar o ensino técnico não é o mesmo do que escolhe o ensino superior de uma Universidade Federal. Segundo Juliana, os alunos do IF são das classes D e E. “Além disso, 67% dos nossos alunos são trabalhadores estudantes. Por isso os nossos cursos são todos noturnos”, explica Juliana Rodrigues, diretora de comunicação do IF de São João del-Rei.

Um dos planos da instituição é trazer cursos técnicos integrados ao Ensino Médio para a São João. “A gente acredita que seja do interesse da cidade e da região ter um ensino médio público e federal que os alunos tivessem a oportunidade de ter professores de qualidade, mestres e doutores”, diz Juliana.

Para a direto de comunicação do IF, a falta de informação impede que os alunos optem por um ensino alternativo ao oferecido pelas universidades. “Muitas vezes as pessoas não tem conhecimento que o Instituto Federal tem um ensino público, gratuito e federal, que  busca por um ensino de qualidade e a excelência em suas áreas de atuação”, explica.

A diretora de comunicação do IF Sudeste MG tira dúvidas sobre a escola:

Para ingressar no Instituto, além de cumprir os requisitos de escolaridade, o aluno deve prestar um processo seletivo com base nos conhecimentos adquiridos no Ensino Médio. Nos cursos superiores, 50% das 40 vagas são ofertadas por meio do Enem.

Para quem ser estudante do  Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), ligado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), é preciso fazer uma inscrição na sede da empresa, localizada Praça Bom Senhor Jesus de Matozinhos, bairro Matozinhos.

Em São João del-Rei, são oferecidos cursos profissionalizantes, assistência técnica, formação e atendimento às empresas da área. Os cursos não são gratuitos.

Segundo o pedagogo do SESI, Adriano Ferreira de Assis, na cidade são vários cursos técnicos e de aprendizagem industrial, como eletromecânica, automação industrial, eletrotécnica e mecânica, além de processos administrativos.

O pedagogo acredita que o curso técnico é fundamental para ingressar no mercado de trabalho, pois apresenta um diferencial em relação aos outros candidatos.

Atualmente, são 378 alunos nos cursos profissionalizantes oferecidos. “A gente tem um público diverso, adolescentes que fazem o EBEP (educação básica articulada com educação profissional) e tem as turmas que trabalhamos com alunos adultos, no turno noturno, muitos já estão no mercado de trabalho e procuram o SENAI para se aperfeiçoar”, esclarece Assis.

Alunas do técnico em enfermagem do IF em ação pelo Outubro Rosa. Foto/Vertentes Histórica: Ana Resende Quadros

Texto/Vertentes Histórica: Ana Resende Quadros, Elaine Maciel e Talita Tonso
Colaboração: Thaís Fernanda