Mostra busca dar um olhar diferente para São João através da fotografia

O Museu Regional de São João del-Rei inaugura hoje, 22, a exposição Fragmentos do Cotidiano que é assinada pela fotógrafa Thaís Andressa. Ela, que é estudante de jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei, buscou trazer um olhar diferente para as fotografias apresentadas nesta exibição, utilizando os reflexos e distorções para retratar as ruas da cidade.

Durante a mostra, serão apresentadas cerca de quarenta fotografias realizadas em São João que visam não apenas romper com a visão estética tradicional que é vista na cidade, mas também abordar questões de memória social, coletiva e identidade cultural.

Thaís conta que sempre se interessou por fotografia, mas o seu desenvolvimento como fotógrafa se deu durante o decorrer do curso: “No início eu sentia certa insegurança ao fotografar, pois o amadurecimento só surge mesmo com as experiências, e para isso é preciso encarar os medos e apostar no treinamento. Busquei uma narrativa, e dediquei um bom tempo às saídas fotográficas” relata a estudante.

Buscando inspiração, por diversas vezes Thaís acordava cedo para caminhar pelo centro da cidade. Foto_ Thaís Andressa
Buscando inspiração, por diversas vezes Thaís acordava cedo para caminhar pelo centro da cidade. Foto/Reprodução: Thaís Andressa

A dona de casa Elza Carvalho, mãe da estudante, revela que apoia bastante as habilidades da filha e que fica muito feliz com o desenvolvimento dela no curso: “A Thaís sempre foi muito dedicada, faz umas fotos muito bonitas e sempre ela se dedicou muito aos estudos. E essa oportunidade que está aparecendo para ela (a exposição) é uma coisa muito boa e eu amo as fotos que ela faz”

Thaís alega também que sua mudança para São João del-Rei em 2016 foi muito importante para sua evolução criativa: “O que sempre me interessou, me chamou atenção em São João, foi o centro histórico, a arquitetura, os casarões, os contrastes…Eu sempre gostei de desenhar, e sempre coloquei em meus traços referências desse cenário histórico. E na fotografia não poderia ser diferente.”

Segundo Thaís, o aprofundamento sobre a parte técnica e teórica da fotografia foi adquirido durante as aulas linguagem fotográfica e fotojornalismo. A professora Kátia Lombardi, responsável por lecionar essas disciplinas conta que a aluna evoluiu muito durante o curso: “Lembro da Thais no primeiro dia de aula, tímida, calada, mas com os olhos e os ouvidos bem abertos, prestando atenção em tudo. No decorrer do curso, ela foi deixando a timidez de lado e se revelando uma excelente aluna. Sempre muito aplicada e responsável”

Além dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, para se aperfeiçoar Thaís sempre foi atrás de concursos e editais na área. Foto_ Thaís Andressa
Além dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, para se aperfeiçoar Thaís sempre foi atrás de concursos e editais na área. Foto/Reprodução: Thaís Andressa

A exposição “Fragmentos do Cotidiano” começa hoje às 19 horas no Museu Regional. Já na sexta, 23, a fotógrafa fará um bate-papo com o público às 14h30. A mostra fica até o dia 1° de abril e os horários para a visitação são de terça à sexta de 9h30 até às 17h30 e aos finais de semana de 9h30 até às 13h.

Texto/VAN: Marcos Coelho
Fotos/Reprodução: Thaís Andressa