O pianista e professor Marcos Leite trará repertório variado de compositores nacionais e estrangeiros da música erudita

No próximo dia 25, acontecerá mais uma edição do “Domingo no Coreto”, tendo início a partir das 10h. Dessa vez, a programação ficará por conta do renomado pianista amazonense, professor Marcos Leite. Abrilhantando um dos principais pontos da cidade, o Coreto Maestro João Cavalcanti, localizado na Avenida Presidente Tancredo Neves, o concerto levará música a população de São João del-Rei gratuitamente, promovendo a arte e a cultura.

Nascido em Manaus e formado no Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro, Marcos Leite já tem 35 anos de carreira com apresentações memoráveis no currículo como o Teatro Amazonas, a Sala Cecília Meirelles no Rio e teatros municipais em cidades como: Ouro Preto, Sabará, Pouso Alegre dentre outros. Seu primeiro concerto em uma cidade mineira foi em São João del-Rei, há quase 30 anos, no Teatro Municipal.

Para domingo, o pianista preparou apresentações que abrange de Tchaikovsky até Alberto Nepomuceno, considerado o “pai” do nacionalismo na música erudita brasileira. A audição contará, ainda, com a participação de um dos seus alunos, o músico carioca Rogério Duarte, que pela primeira vez se apresentará na cidade.

Leite afirma que apenas apresenta composições pelas quais sente afinidade. “Eu só interpreto aquilo de que eu gosto. Não me admito ser manipulado pelo comércio. Eu toco aquilo que me agrada. Aquilo que estou seguro para interpretar.”, afirma. O pianista salienta a necessidade de o músico “colocar o pé na estrada”.  “Há espaço para música erudita no país. O músico tem que viajar, se tornar conhecido aqui. Sair do espaço comum. O que me interessa são os meus patrícios e o Brasil é muito diversificado.”, destaca.

Em vídeo divulgado pela Secretaria de Cultura e Turismo, Magda Campos, Coordenadora do projeto, fez convite para que toda a região abrace essa proposta. “Eu convido toda a população de São João del-Rei e região á comparecer comigo no coreto, para prestigiar o nosso amigo, professor Marcos Leite, que é um grande pianista e desde já, agradecemos.” divulgou.

Segundo Marcos Frois, secretário de Cultura e Turismo de São João del-Rei, essa é uma ideia de como o espaço público do Coreto pode ser utilizado. “Propomos a UFSJ, no curso de música, uma parceria para que possamos intensificar a ação e partirmos, assim, para um projeto, prefeitura e universidade englobando música, teatro, entretenimento, enfim… um espaço cultural.”, afirma.

O Coreto Maestro João Cavalcanti pode tornar-se mais um forte ponto turístico na cidade. FotoVAN_ Elaine Maciel
O Coreto Maestro João Cavalcanti é um forte ponto turístico na cidade. Foto/VAN:  Elaine Maciel

O secretário explicou ainda que seria uma forma de fomentar a arte na cidade, já de imediato, além de impactar no turismo. “Entregamos aos artistas um espaço para mostrarem  seu trabalho, evitando burocracias. Oferecemos boa parte da produção necessária para o evento, para que eles tenham o espaço, cadeiras, sonorização e um funcionário para dar suporte. ”, esclarece.

De acordo com a Coordenadora, esse espaço pode ser palco para as mais diversas manifestações artísticas e tem por intuito aproximar a cidade da arte e da cultura, sendo acessível a todos. Para participar, o artista poderá agendar sua apresentação na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na rua Frei Orlando, nº 90, no Centro da cidade.

Texto\VAN: Yasmim Nascimento

Foto/VAN: Divulgação/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo