Os cursos são gratuitos e as senhas para matrículas serão distribuídas no mês de janeiro

A distribuição de senhas para matrículas no conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier começam no próximo dia 2 de janeiro e vão até o dia 8. As senhas para inscrição serão distribuídas a partir das 15:00h. Os cursos disponibilizados pela instituição são bombardino, canto, clarinete, contrabaixo, flauta doce, flauta transversal, bateria, piano, saxofone, trombone, trompa, trompete, viola de orquestra, violão, violino e violoncelo. Todos os cursos são gratuitos.

A senha retirada será entregue por ordem de chegada e nela constará data, horário e a documentação necessária para efetivação da matrícula. Não é necessário que o próprio candidato retire a senha, porém, cada pessoa que comparecer ao Conservatório terá direito a apenas um número. No dia da matrícula, é preferível que o aluno compareça ao local para que seja feita a fotografia digital. Menores de 16 anos deverão estar acompanhados de um dos responsáveis legais. Os alunos já matriculados no Conservatório, para 2018 não poderão realizar novas inscrições.

O Técnico administrativo do Conservatório há 20 anos,  Cleber Ribeiro, falou um pouco a respeito dos diferentes perfis dos alunos e das vantagens de se estudar música.“As crianças que começam a fazer música aqui têm um rendimento escolar muito maior. Temos alunos de 6 a 90 anos. Vai passando o tempo, descontraindo. Tem gente que termina o curso e volta para fazer outro instrumento, porque gosta.” explica.

25401060_1491174490999013_53189950_o (2).jpg
O conservatório estadual de música existe na cidade há quase 65 anos. – Foto/VAN: Yasmim Nascimento

Para a aluna de piano clássico, há quase dois anos, Dalila Nascimento, a música tem influências muito positivas na vida das pessoas. “Eu falo que a música é um remédio para a alma das pessoas. Você consegue viajar por meio dela sem sair do lugar. Acho que, independente do estilo que cada um escuta e se identifica, ela é sempre positiva. Acredito que através da música você une pessoas, conhece pessoas e culturais diferentes”. salienta.

O professor de canto popular e piano clássico Lucianno de Barros, contou que a música faz parte da sua vida desde a infância. Para ele, essa arte é uma ferramenta de transformação. “A música está ligada a sentimento, a vida. Acredito que as pessoas que estudam música se tornam, de certa forma, mais sensíveis. Eu acho que hoje, a palavra é transformação. Que ainda não conseguimos compreender como a arte, a música tem o poder de transformar as pessoas.”, afirma.

Sobre a Instituição

A inauguração do Conservatório, em princípio denominado Conservatório Mineiro de Música de São João del-Rei, ocorreu no dia 1º de março de 1953. Inicialmente, a instalação dos cursos era no auditório Rádio São João del-Rei. Em 1960 passou a funcionar em prédio próprio, situado na Rua Padre José Maria Xavier.  Foi criado com o intuito de dar suporte às orquestras bicentenárias da cidade como a Lira Sanjoanense (1776) e Ribeiro Bastos (1790) para uma melhor capacitação dos músicos.

Hoje, o conservatório continua com o mesmo propósito, porém, ampliou muito sua área de atuação, abrangendo a formação de músicos para grupos diversos como: bandas de música, grupos de câmara, de música popular, de música sacra, dentre outros. A instituição tem como patrono o Padre José Maria Xavier, nascido em agosto de 1819, que foi considerado o mais importante compositor são-joanense.

25395397_1491174760998986_1138771384_n (2)
São conhecidas mais de 100 obras do Padre José Maria Xavier, muitas de grandes dimensões. – Foto/VAN: Yasmim Nascimento

Confira o cronograma de distribuição das senhas para realização de matrículas

2 de janeiro  – Terça-feira • Crianças de 6 a 9 anos

A PARTIR DE 10 ANOS

3 de janeiro – Quarta-feira • Alunos matriculados em Escolas Estaduais

4 de janeiro – Quinta-feira • Alunos matriculados em Escolas Municipais

5 de janeiro – Sexta-feira • Alunos matriculados em Escolas Particulares

8 de janeiro – Segunda-feira • Demais interessados

• O número de vagas disponíveis será divulgado, diariamente, às 9 horas, no Conservatório.
  • Os candidatos que desejarem cursar Canto deverão possuir idade igual ou superior a 15 anos.

Mais informações sobre o processo de matrículas, podem ser obtidas pelo telefone (32) 3371-7672 ou em visita à escola, localizada na Rua Padre José Maria Xavier, nº 164, no Centro de São João del-Rei.

Texto/VAN: Yasmim Nascimento
Fotos/VAN: Yasmim Nascimento