Artistas plásticos e artesãos da região tiveram a oportunidade de expôr seus trabalhos

 

De um jeitinho bem mineiro e acolhedor, com direito a um musical em grande estilo, foi inaugurada a sétima edição do Mercado de Delicadezas, na Estação Ponto de Partida de Barbacena, na noite desta quinta-feira, dia 14. Os visitantes puderam assistir ao Musical Mineiramente, apresentado pelo grupo Ponto de Partida, que cantou e contou a história de Minas Gerais trazendo à luz grandes compositores mineiros como João Bosco, Milton Nascimento e Tavinho Moura, além de fazer alusão a mineiridade pelas palavras de Drummond e Guimarães Rosa.

Com características diferentes do comércio tradicional, o Mercado de Delicadezas não poderia ter outro nome. Tudo começou com a ideia de presentear as pessoas de uma maneira especial, como foi solicitado a uma das idealizadoras do Mercado, Graziela Guimarães, que possui um ateliê de costura. “Nós procuramos coisas que sejam realmente diferenciadas, que possa ser um presente diferenciado para a pessoa que vai receber”, disse.

Lido Loschi, integrante do grupo Ponto de Partida, afirmou que a ideia surgiu também devido à necessidade de ocupar o espaço, localizado na antiga sericícola de Barbacena, onde se encontra atualmente a Bituca: Universidade de Música popular. “Já que nós recuperamos e restauramos esse espaço, nós buscamos sempre ocupá-lo de formas diferentes. E essa foi uma forma que nós encontramos”, enfatizou Loschi. Destacou ainda que existe uma curadoria que convida os artistas da região para participarem, havendo preferência por produtos artesanais que tenham uma qualidade artística. “Não é só uma feira de artesanato, são produtos especiais feitos por mãos preciosas. E nós sempre procuramos uma diversidade de coisas”, concluiu.

Exposição de cerâmicas feitas artesanalmente
Exposição de cerâmicas feitas artesanalmente. – Foto/VAN: Rachel dos Santos

 

Um convite ao tempo dos afetos

O local é todo ambientado para criar uma aproximação entre as pessoas e os produtos. Livros, louças de porcelanas, quadros, esculturas e comidas naturais são oferecidos com preços variados e para todo o tipo de gosto.

Para Luis Eduardo Grisolia, que comprou alguns presentes, a visita ao Mercado despertou os sentimentos dele. “Passa para nós a vontade de sermos afetuosos e mais amigáveis. De comemorar a amizade e o amor entre as pessoas”, destacou.

Já para Luiza Buratto, apoiar esse tipo de ação é importante, pois a cidade só tem a ganhar com isso. “São coisas diferentes com um simbolismo muito grande, que representam muito para todos daqui da região”, disse.

O artista plástico italiano, que possui um ateliê em Tiradentes, Guido Boletti, expôs pela primeira vez as obras dele no bazar. “Eu pude perceber o interesse cultural desse cantinho aqui de Barbacena. O Ponto de partida conseguiu agregar interesse pelas artes e é importante para um artista sentir que isso ainda é vivo”, ressaltou. Enfatizou ainda a importância da oportunidade de participar desse tipo de evento. “Nós fazemos arte não só para vender, mas também para ter um público que converse com as obras que nós queremos compartilhar. E num casarão assim é maravilhoso, eu estou me sentindo na Itália”, concluiu.

Vários tipos de comida típica mineira
Vários tipos de comida típica mineira. – Foto/VAN: Rachel dos Santos

 

O mercado de Delicadezas é fruto de uma parceria entre Graziela Guimarães e o Ponto de Partida, e funcionará até domingo, dia 17 de dezembro. Confira a programação:

15/12 Sexta-feira – 14h às 23h (Apresentação do grupo Ponto de Partida às 20h)

16/12 Sábado – 10h às 23h (Show com o Trio Três Pontos às 11h)

17/12 Domingo – 10 h às 19h (Apresentação do grupo Ponto de Partida às 11h)

Texto/VAN: Rachel dos Santos
Fotos/VAN: Rachel dos Santos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.