Enquanto a cidade não apresenta agenda oficial, escola da Polícia Militar marca a data, que é feriado nacional

O dia 21 de abril é feriado nacional que homenageia a figura do herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido por “Tiradentes”. A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB) não registrou em sua agenda nenhum evento oficial relativo à data, mas a lembrança do inconfidente mais conhecido não passou em branco, graças as comemorações promovidas pelo Colégio Tiradentes da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG). Tiradentes é patrono de todas as polícias militares do Brasil.

No dia 21 de abril de 1792, o símbolo da conspiração denominada Inconfidência Mineira era enforcado e esquartejado na cidade do Rio de Janeiro em uma demonstração de força da coroa portuguesa. Tiradentes é apontado, até hoje, como herói brasileiro e seu aniversário de morte foi considerado, desde 1965, um feriado nacional.

Foto/Reprodução: Arquivo Folha de Barbacena

Barbacena, um dos municípios mineiros mais antigos, tem grande importância para esta data, já que cinco dos inconfidentes possuíam terras no local, inclusive o delator Joaquim Silvério dos Reis. Em sua bandeira, a cidade traz um braço estendido representando o fato de que, enquanto ainda vivo, Tiradentes divulgou suas ideias por lá e, depois de morto, o membro do líder do movimento foi trazido para o município. Atualmente o braço do mártir se encontra na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, juntamente a um monumento em sua homenagem.

Embora a Prefeitura da cidade não vá realizar nenhum evento em homenagem a data, policiais, professores e alunos se reuniram no pátio do Colégio Tiradentes, no bairro São Sebastião, e fizeram uma hora cívica ressaltando a importância deste acontecimento para a história e do homem que é o símbolo de toda uma luta, erguendo as bandeiras do país, do estado e da escola durante o hino nacional. “Um povo sem história é um povo que não tem amor ao seu país”, conta a professora de história Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira quando questionada a respeito da importância da comemoração de datas como esta não só para a cidade, mas para o país.

Medalha Alferes Tiradentes

Após 35 anos de serviços prestados ao Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, o professor Eduardo Luiz Costa Garcia Leão receberá a Medalha Alferes Tiradentes no dia 9 de junho, quando é comemorado o aniversário da PMMG. “Como filho de um fundador do Colégio é uma grande honra e um orgulho receber a indicação para receber essa medalha em uma data tão significativa e importante” diz o diretor.

Professor Eduardo. – Foto/VAN: Isabella Rocha Paolucci

A insígnia é o mais alto símbolo da PMMG e tem como objetivo distinguir personalidades e entidades que prestam relevantes serviços à Instituição. “Nos sentimos orgulhosos com a indicação do diretor e professor Eduardo, que há 35 anos presta serviço e dedicação ao nosso colégio”, declara o Major Wanderson Soares Diniz.

Texto/VAN: Isabella Rocha Paolucci e Raphaela Mara Garcia Ferreira
Foto/VAN: Isabella Rocha Paolucci