Nesse espaço todos os convidados e participantes têm a mesma importância.” destaca organizadora do evento

O projeto de pesquisa e extensão Casa Aberta organizou nos dias 18, 19 e 20 de abril a 5ª edição de seu Seminário Internacional. O evento surgiu com a proposta de estabelecer um diálogo entre Teatro, Música e Psicologia. Além disso proporcionou uma ampla programação, incluindo mesas redondas, conferências, oficinas, concertos e uma manhã de palestras.

A Casa Aberta surgiu há sete anos com o propósito de construir uma via de contato entre os artistas da academia da Universidade Federal de São João del Rei e toda a comunidade que se encontra fora dela. Segundo Juliana Mota, coordenadora do seminário e fundadora do projeto, o evento – que teve sua primeira edição em 2012- surgiu com a proposta de mesclar o regional e o internacional, democratizando o teatro e a arte através de um encontro dinâmico entre profissionais, amadores e estudantes.

Em 2018, o seminário recebeu personalidades renomadas mundialmente, como Francesca della Monica. A artista, pesquisadora e pedagoga italiana destacou a importância do evento e afirmou que os artistas precisam abrir suas portas e conexões. “É uma nutrição de poéticas, de filosofias e tradições que é sempre fundamental – principalmente no teatro e na música.” enfatizou.

Juliana Mota e Francesca della Monica se abraçando durante o ato de abertura do evento, realizado na Sala Preta do prédio de teatro da UFSJ no Campus Tancredo Neves. – Foto/VAN: Thauana Gomes

Apesar de contar com grandes nomes da arte internacional, Juliana faz questão de destacar que  todos os convidados e participantes têm a mesma importância. Tal medida é percebida  principalmente pelos graduandos. O estudante Kauê Rocha, frequentador assíduo dos eventos realizados pelo projeto, destaca que sensação de proximidade com os palestrantes e artistas é algo que está presente nas atividades do seminário. “As mesas redondas e debates dão um sentimento de proximidade muito interessante. O graduando tem a oportunidade de conversar com doutores e pós doutores em um diálogo de igual pra igual, podendo perguntar e responder.”  salienta.

A quarta edição do seminário teve um público amplo e diverso. Segundo a organização do evento, a solenidade contou com aproximadamente 130 ingressantes da UFSJ e 70 participantes vindos de outras instituições de diversos estados e cidades do país. Além disso, a quantidade de inscrições nas oficinas foi 4 vezes maior que o número de vagas (20).

Texto/VAN: Thauana Gomes
Foto/VAN: Thauana Gomes