Consciência ambiental e ocupação do espaço marcaram a terceira edição do Mudemos no bairro de São João del-Rei

O evento aconteceu a pedido das crianças do bairro FOTO: Rebeca Oliveira

Os moradores do bairro são-joanense São Dimas, em parceria com os alunos dos cursos de Biologia e Arquitetura e Urbanismo da UFSJ, realizaram, no último sábado (28), o plantio de mudas de árvores nativas e exóticas, além do plantio de abóboras ao redor do centro comunitário do bairro. Crianças do bairro, que buscam ter o espaço mais arborizado, participaram da ação.

Em edições passadas, o Mudemos plantou 130 mudas na mesma área, entretanto ,devido ao grande período de estiagem, à degradação do solo e a um incêndio, cerca de 30 mudas foram perdidas. Maria Estela Ferreira, aluna do curso de Biologia, esclarece o diferencial dessa edição: “O plantio está direcionado pra recobrir e preencher com plantas que crescem mais rápido para substituir essas mudas que morreram”.

Marcelo Lino, morador do bairro, ajudou na área de capinagem e afirma só ver benefícios na interação entre a universidade e a comunidade: “Eu tô achando tudo mil maravilhas, o bairro ganha mais vida e ainda incentiva as crianças”. Janaína dos Santos, residente no São Dimas há 29 anos, concorda: “Esse tipo de iniciativa é boa para os meus filhos, que plantam até lá em casa!”.

Moradores e estudantes se uniram para o plantio de mudas FOTO: Júlia Lemos

Dentre as crianças que pediram por uma nova edição do evento, estão Ana Loise e Geysla, de 6 e 9 anos, respectivamente, que moram no bairro desde que nasceram. “Eu tô achando bom plantar as árvores” diz Ana. Já Geysla declara: “Eu gosto mais de árvore de frutas, daí eu subo na árvore e pego”.

O evento contou com a organização dos projetos de extensão Parque Chacrinha – de Arquitetura e Urbanismo – e Casa Verde – da Biologia. Márcia Hirata, coordenadora do Chacrinha, explica as diferentes áreas abrangidas por esse tipo de iniciativa: “O Mudemos é uma maneira de resolver o problema ambiental, que no caso é a voçoroca, e, ao mesmo tempo, trabalha com as crianças e com os moradores então a interação que essa atividade permite é bem interessante”.

Por se estender até às 17h, foi realizada uma pausa para o almoço coletivo no qual a macarronada foi preparada e servida no centro comunitário do bairro para todos os moradores e voluntários.

TEXTO/VAN: REBECA OLIVEIRA