Copa Del Rei é destaque das festividades esportivas do aniversário de 302 anos da cidade

A Secretaria de Esportes e Lazer de São João del-Rei irá realizar uma série de eventos que farão parte da comemoração do aniversário da cidade, como exibições esportivas e a realização das Copas Del Rei de Truco, Vôlei e Ping Pong.

Segundo o coordenador de esportes da Prefeitura, Carlos Alexandre Gonçalves, a intenção é aproximar os jogadores da região. “A ideia é fazer com que os jogadores da região se conheçam e passem a jogar juntos. Tem gente que não joga por que não conhece outras pessoas que joguem também”.

FOTO:Divulgação/Prefeitura de São João del-Rei
FOTO:Divulgação/Prefeitura de São João del-Rei

No dia 4 de dezembro ocorrerá a Copa Del Rei de Ping Pong, a partir das 18h. As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Esportes e Lazer ou na Secretaria do Social Futebol Clube e a taxa é de 3 litros de leite, que serão doados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Não é necessário ter equipamentos.

FOTO: Divulgação/Prefeitura de São João del-Rei
FOTO: Divulgação/Prefeitura de São João del-Rei

Nos dias 5 e 6 será a vez do vôlei. Os jogos ocorrerão no Ginásio do Campus Tancredo Neves da UFSJ, a partir das 9h. As inscrições devem ser feitas através do telefone (32) 9 9934-0331. A inscrição não poderá ser feita individualmente, isto é, apenas equipes já formadas poderão participar.

Alexandre da Silva Adão começou a praticar Vôlei com 15 anos, em campeonatos locais e estudantis. Apesar de ser de Barbacena, já representou a equipe são-joanense de vôlei nos Jogos do Interior de Minas por 5 temporadas. Alexandre, atualmente, faz parte da equipe “Reunidos” e promete lutar pelo título da copa.

O atleta, que ressaltou a importância desse evento, acredita que os brasileiros ainda não dão a mesma importância ao voleibol como ao futebol, apesar das inúmeras conquistas do esporte. “Acho que não tem a mesma importância, mas é um esporte em ascensão, que sempre conquista medalhas olímpicas. Um evento como esse é de suma importância para toda a região, pois movimenta o voleibol, faz com que outros atletas se desloquem e conheçam a cidade, promove a integração e faz com que o esporte continue crescendo”

No dia 7, acontece uma caminhada com orientações relacionadas aos benefícios e prevenções tais como alimentação, distância e trajes adequados para uma prática segura e saudável.

copa del rei 3
FOTO: Divulgação/Prefeitura de São João del-Rei

No dia 8 de dezembro, aniversário da cidade, as cartas estarão na mesa para realização da Copa Del Rei de Truco. O evento acontecerá no Coreto, às 9h. A inscrição deverá ser feita em duplas, na Secretaria de Esportes, e a taxa é de 4 litros de leite por dupla, que também serão doados à APAE. Além disso, ocorrerá também aulas expositivas de Capoeira e Jiu-Jitsu.

Fábio Camilo de Carvalho é funcionário público, professor de Jiu-Jitsu e será o responsável por ministrar a aula do dia 8. Fábio conta que desde criança tinha vontade de ter aulas, mas não tinha condições: “Desde 7 anos de idade eu era doido para treinar, mas não tinha dinheiro, era muito pobre. Com 18 anos comecei a treinar, lavando banheiros e limpando uma academia para custear o treino, porque ainda não tinha condições”.

Atualmente, Fábio coordena 11 academias para oferecer a prática do Jiu-Jitsu grátis às crianças carentes da cidade, e contou das dificuldades de manter o projeto: “Temos academia em Tiradentes, Santa Cruz, na Rua do Ouro, Matosinhos e Tijuco. Todo dia tem treino e para participar é necessário ter, no mínimo, 5 anos de idade. Além disso, é preciso ter força de vontade e dedicação. Não estamos conseguindo arrumar um patrocínio e temos muitas crianças carentes para atender”.

TEXTO/VAN: ANDRÉ LAMOUNIER

FOTOS: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.