Exames já estão sendo realizados no Centro Viva Vida

Imagem divulgação Centro Viva Vida

O aparelho de São João del-Rei que detecta o câncer de mama está em pleno funcionamento. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, o mamógrafo voltou a funcionar efetivamente após ajustes realizados depois do dia 15 de outubro. O coordenador administrativo da ASAPAC, Valdecir Braga, disse que está tudo certo com o aparelho e com os exames. Com isso, o mês do outubro rosa, que representou a luta mundial contra o câncer de mamar, teve um motivo a mais para ser comemorado na Cidade dos Sinos.

O secretário de saúde, Rodrigo Chavez Penha, falou um pouco da importância do aparelho para as mulheres e para a cidade:

“O mamógrafo é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Há um consenso internacional de que ele não é indicado a todas as pessoas, é pra quem precisa. Grupos de mulheres vão fazer mais cedo quando tiverem riscos, por exemplo, histórico de câncer na família, identificação de algum gene que predisponha, exposições que recorrentemente podem levar a isso ou acompanhamento de lesões que já estão sobre suspeita. O mamógrafo, como toda tecnologia em saúde, é importantíssimo pra quem precisa e perigosíssimo pra que não precisa. A volta em São João del-Rei foi motivo de comemoração e o nosso outubro Rosa ficou mais feliz”.

O secretário ainda falou um pouco sobre o Outubro Rosa e o seu significado: “O outubro rosa não tem uma história das mais bonitas, ele começa com campanhas de exames em pessoas saudáveis pra investigação do câncer de mama. Ela começa com uma intenção um pouco complicada, avança nisso até que as pesquisas científicas comecem a confirmar quem precisa efetivamente fazer a mamografia ou não e a gente começa a adequar o sentido do outubro rosa, que é o cuidado com a saúde da mulher”.

O aparelho de mamografia da cidade funciona no Centro Viva Vida Cid Souza Rangel. No local são oferecidos serviços na área de saúde sexual e reprodutiva, bem como acompanhamento de gestantes e bebê de risco. O centro está em funcionamento na Avenida Leite de Castro, número 1941, bairro Fábricas. Para mais informações sobre o exame, entrem em contato pelo número: (32) 3379-1563.

TEXTO/VAN: ANA LUIZA FONSECA

FOTO: DIVULGAÇÃO

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.