Eventos começam na próxima segunda e vão até o dia 20 de novembro

BgrrKWuWI7pImQ95BPgn5thduawaVrpb2VwVUNd6eWM,vxv_7cdcbhziboFSEcz5RrSJ-h_0ZdnoxiHYPkYsPE8

A Escola Estadual Ministro Gabriel Passos, comemora nos próximos dias a Semana da Consciência Negra. O evento que acontece entre os dias 16 a 20 de novembro, é uma parceria do curso de Arquitetura da UFSJ e a escola de São João del-Rei. Durante a semana haverá apresentações de capoeira, palestras, oficinas e outras intervenções.

Um dos organizadores, Guilherme Souza explica que o evento é uma maneira de unir os trabalhos que já são realizados nos bairros próximos à escola: “Fazemos intervenções culturais nos bairros São Dimas, Araçá e São Geraldo há aproximadamente um ano, uma das maneiras mais potenciais que vimos era trabalhar dentro da escola, onde a maioria dos alunos são desses bairros”.

Guilherme que é graduando em arquitetura, diz que os projetos que realizam tem por finalidade gerar uma identificação e uma apropriação por parte das pessoas envolvidas. “Tentamos mostrar à comunidade o valor que o seu bairro possui e fazer com que visualizem que o local em que moram tem uma relevância”.

As atividades ocorrerão durante o intervalo da escola os grupos participantes possuem uma representatividade negra dentro de Sao João del-Rei. A diretora Cléria Silva enfatiza a relevância do tema: “Esse evento serve para trabalhar a questão do preconceito racial, a valorização da cultura negra, além do respeito ao próximo”, completa.

De acordo com a lei federal 10.639 de março de 2003, tornou-se obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas. Segundo a supervisora Andréia Goulart, a escola está sempre aberta a novos projetos: “Muitos dos nossos alunos freqüentam grupos culturais e a Semana da Consciência Negra é importante, pois gera uma reflexão sobre o tema”.

A professora Gláucia Resende acredita que essas práticas podem levar os alunos a adquirir um senso crítico sobre o tema. “Trabalhamos muito dentro da sala de aula a questão da representatividade negra, além da história dos negros no Brasil”. “Espero que aconteça uma grande mobilização por parte das crianças e que elas se envolvam no evento”, finalizou..

Desde o ano de 2003, a Consciência Negra é comemorada no dia 20 de novembro. Essa data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do histórico Quilombo dos Palmares e que faleceu no ano de 1695.

O evento é aberto a toda comunidade. A Escola Estadual Ministro Gabriel Passos localiza-se na  Rua Padre Machado, 261, no bairro São Geraldo.

MAIS CONSCIÊNCIA NEGRA

A Prefeitura de São João del-Rei e o Conselho Municipal de Igualdade Racial também vão realizar eventos voltados para a semana da Consciência Negra. Confira a programação:

CONSCIENCIA NEGRA 1 PAGINA SO

TEXTO/VAN: SABRINA KELLY