Dorinha leciona há 23 anos
Dorinha leciona há 23 anos

Sebastiana Auxiliadora de Carvalho ou simplesmente Dorinha nasceu no Distrito do Rio das Mortes em 1970. A professora, de 45 anos, leciona há 23. O desejo pela profissão veio ainda pequena, nos primeiros anos de escola, onde a orientadora de Dorinha serviu de inspiração para a escolha da carreira. Habilitou-se em Orientação Educacional logo após o Magistério do Ensino Médio e desde então nunca mais parou.
O início da carreira profissional foi em 1993, quando aprovada num concurso público na Rede Municipal de Ensino de São João del-Rei e começou sua trajetória dentro da sala de aula. Por cada escola que passou, Dorinha se lembra das peculiaridades de seus alunos. No mesmo ano, trabalhando na Zona Rural, a professora recorda a dedicação das crianças que, apesar da longa caminhada, não deixavam de ir até a escola e se dedicavam aos estudos. Como professora de Literatura Infantil nos anos de 1997 e 1998, Dorinha trabalhava gêneros literários com os alunos a fim de despertar o gosto pela leitura.

Dorinha tem uma vasta carreira educacional: foi Supervisora Pedagógica, além de vice-diretora e diretora por dois mandatos na Escola Municipal Maria Teresa. Em 2006, atuou como professora da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Entre os anos de 2007  à 2012, através de eleições, exerceu o cargo de diretora do Sind UTE, na Subsede de São João del-rei e Região, sendo representante da Rede Municipal de São João  del-Rei.

Com os anos dedicados à profissão, a professora enfatiza que os obstáculos encontrados no cotidiano fortalecem a caminhada profissional e que, um dia após o outro, mostra que acreditar são caminhos certos nessa profissão. Ela busca sempre conscientizar o educando sobre a importância da educação na transformação da realidade por ele vivida. Segundo a professora, a maior satisfação é poder transmitir aquilo que aprendeu e contribuir para a formação de outras pessoas.

Atualmente, Dorinha é Especialista da Educação Básica na Escola Estadual Professor Iago Pimentel. De seu pai relembra as sábias palavras: “O estudo é a única herança que podemos deixar para vocês” e acredita que o conhecimento adquirido pode nos levar a sermos sujeitos de nossa história. Para Dorinha, ser professora é “doar-se, comprometer-se com o aluno todo o tempo que ele estiver ao seu lado, considerando a realidade por ele vivida”.

TEXTO/VAN: SABRINA KELLY

FOTO: ARQUIVO PESSOAL

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.