Mês de aniversário de São João del-Rei promete várias atrações e boas surpresas para o público

 

Prestes a comemorar 304 anos no dia 8 de dezembro, a cidade histórica de São del-Rei recebe uma programação de eventos especiais, não só no dia 8, mas ao longo do mês. Organizadas pela Secretaria de Cultura e Turismo com apoio da Prefeitura Municipal, as festividades serão em diversos bairros e trarão temáticas para todos os públicos. Com início no dia 2, as atividades irão até o dia 31 de dezembro.

Fundada em 1713, São João del-Rei tornou-se conhecida pela música e pelos sinos das igrejas barrocas, que predominam na cidade, o município nasceu e cresceu com a exploração de ouro. Além de também ser terra de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira, e do ex-presidente Tancredo Neves.

Na sexta-feira, aniversário da cidade e feriado religioso da Imaculada Conceição (Nossa Senhora da Conceição), haverá a procissão depois da missa das 18h, saindo da igreja de São Francisco de Assis; inauguração da iluminação de Natal e a Feira de Artesanato,  na estação ferroviária da Maria Fumaça; Corrida Comemorativa dos 304 anos, uma meia maratona com 21 km, saindo às 8h da avenida Presidente Tancredo Neves; às 15h, no Teatro Municipal, espetáculo de dança com Sabrina Margotti. E de 9h às 22h, Cultura na Praça, na Rua Juventino Benfenatti, Matosinhos, também nos dias 9 e 10.

Para incluir mais a população este ano as festividades foram descentralizadas e levadas para vários outros pontos da cidade. A ideia é valorizar alguns pontos turísticos que estão esquecidos como, por exemplo, o Cristo Redentor, e facilitar a locomoção das pessoas. Outro ponto importante é a valorização das pessoas que trabalham com a cultura em SJDR, portanto músicos, atores e dançarinos foram convidados para se apresentar e mostrar um pouco do seu trabalho e a sua importância para a comunidade.

O desafio para tornar tudo possível é a falta de verba, como a cidade promove eventos durante o ano inteiro, isso faz com que o orçamento vá diminuindo ao longo dos meses, portanto dezembro possui um orçamento mais enxuto. O secretário de cultura e turismo, Marcos Vinícius de Carvalho, lembrou como a ajuda da população é necessária para tornar tudo possível. “A prefeitura ajuda com a infraestrutura, mas a gente precisa também da ajuda do sanjoanense e, principalmente, do empresariado que tem grande interesse que a gente promova as coisas na cidade, pois isso atrai o turismo”.

Neste final de semana serão realizados cinco shows: sexta-feira, 19h, Amanda Machado; sábado, 16h, Identidade do Samba e Banda Mitos; domingo, 14h, Aurélio Henrique e Samuel Campos. O presidente da Associação dos Músicos e cantor sertanejo, Aurélio Henrique, se mostrou animado com o convite e proposta do evento, além de também esperar que as pessoas aproveitem a programação oferecida.

Sábado a banda Mitos irá apresentar um show com clássicos do rock nacional e internacional, com covers de Queen, The Beatles, Legião Urbana, Barão Vermelho, Engenheiros do Hawai, Raul Seixas, Bon Jovi, Credence e outro. O integrante da banda, Victor Cupertino, destacou como dar espaço a artistas locais e proporcionar isso ao público é fantástico. “Isso cria uma alternativa para o público se divertir, passear com baixo custo, pois o show será em praça pública. Gera a oportunidade das pessoas conhecerem as bandas e artistas da cidade”.

A programação completa você encontrará na página da Secretaria de Cultura e Turismo, no facebook, o link é: https://www.facebook.com/profile.php?id=100017694157915

 

Texto/Van: Leonardo Emerson
Foto/Reprodução: Divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.