Um novo edital será aberto. Município tenta viabilizar administração da Unidade até o fim de processo licitatório.

FOTO: Folha das Vertentes

Problemas relacionados à gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São João del-Rei têm sido pauta constante na mídia local e em conversas populares. Da falta de medicação à greve dos funcionários, o assunto mais recente é o vencimento da licitação que  dá à Fundação Hospital Universitário (FHU), de Juiz de Fora, o direito de gestão da Unidade.

A parceria expira no próximo dia 17, após completar 60 meses de prestação de serviço ininterrupta, prazo máximo estabelecido pelo contrato. A Prefeitura de São João del-Rei optou por não renovar o tratado. Um novo processo licitatório será aberto em breve para que outras empresas se candidatem à gestão da Unidade. Enquanto isso, a continuidade do serviço prestado está sendo viabilizada.

A assessoria da Prefeitura esclarece que “uma licitação desse porte, para que não dê os problemas que temos vivido nos últimos anos, requer um estudo minucioso, que está sendo feito. O novo edital está em conclusão, e o município tem enviado todos os esforços para que o serviço continue”.

Os problemas referidos estão relacionados com a falta de repasse estatal da verba prevista para a Unidade, o que ocasionou atraso no pagamento de servidores e fornecedores, deflagrando uma greve dos funcionários.

A assessoria jurídica da FHU ressalta que “diversas autoridades foram alertadas com larga antecedência desse relevante fato jurídico em inúmeras oportunidades ao longo do último ano”.

A auxiliar de farmácia da Unidade de Pronto Atendimento, Mariana Célia, conta que o clima é de insegurança. “Eu e meus amigos estamos indignados com o descaso e a falta de orientação para os funcionários, porque até hoje não temos uma posição, tudo o que sabemos é conversa de corredor”,afirma. A prefeitura e a Fundação Hospital Universitário estão discutindo como a gestão da Unidade vai acontecer nesse período de transição entre o fim do contrato e o novo edital.

TEXTO/VAN: Rebeca Oliveira

COLABORAÇÃO: Ana Carolina Rodrigues