Evento ocorre no próximo final de semana no campus Tancredo de Almeida Neves

FOTO; Divulgação
FOTO: Divulgação

Ontem (9), ocorreu a reunião de lançamento da Copa Internacional Levorin (CIMTB), na Secretaria Municipal de Esportes de São João del-Rei. A competição de mountain bike acontece na cidade entre os dias 13 e 15 de maio, no Campus Tancredo de Almeida Neves – CTAN, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O evento conta como pontuação para o ranking mundial de atletas do esporte, que dá acesso às vagas olímpicas.

A reunião discutiu e definiu os detalhes finais da realização do evento, como: redução dos riscos na pista, equipe para controle de pista, apoio dos órgãos de segurança, ações preventivas, estudo de trânsito. Estavam presentes no encontro representantes de órgãos públicos, entre eles:  Prefeitura, Corpo de Bombeiros e a UFSJ, os organizadores do evento e ONGs que participarão de manifestações culturais durante a Copa.

Além de ser realizado dentro de um campus da universidade,  57 alunos da instituição participam voluntariamente. O Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Paulo Caetano, representante da Universidade, relata a satisfação em promover uma parceria institucional. “Foi um prazer trabalhar com a equipe e receber essa Copa. Nossa relação é institucional, independente da pessoa que estiver à frente. O importante é que as instituições, a Copa e a UFSJ firmem essa parceria entre si, juntamente com muitas forças internas, que nos proporcionam esse respaldo. A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários tem, de certa forma, essa incumbência de fazer a conversa com os entes externos,” afirma.

O atleta de mountain bike São-joanense Maurício Giarola definiu o percurso da competição e vê o evento como uma realização social. “Sou um grande apaixonado pelo ciclismo e busco o melhor para minha cidade. Fiz alguns projetos, mas a Copa é um sonho realizado. ”

Um dos organizadores da competição, Rogério Bernardes, ressaltou o crescimento do evento. Para ele, o esforço da equipe e a estruturação do projeto contribuem para a longevidade da Copa em São João del-Rei. “Nos quatro anos, a produção da competição tem sido uma experiência muito grande para nós.  Acho que é um projeto de longo prazo, estava falando com o Helvécio [Prefeito]. Para mim, isso é um dos segredos do negócio, não estamos ou chegamos aqui para fazer um evento de um ano. Então, em 2017, estamos aqui outra vez, ” declara.

Para mais informações, acesse o site oficial.

Concurso nas Escolas Municipais

A organização da Copa promoveu uma parceria com as escolas municipais de São João del-Rei. Os alunos foram incentivados a produzirem desenhos ou redações, dependendo de sua faixa etária. No domingo, 15, os vencedores serão premiados durante solenidade no evento.

TEXTO/VAN: Lucas Comine