O maior sonho de grande parte das crianças brasileiras é se tornar um jogador profissional de futebol. Mas, como muitos sabem, são poucos aqueles que conseguem chegar ao estrelato desportivo.

Um estudo da Ernst & Young (EY) de 2019 aponta uma realidade que muitas vezes não paramos para refletir. Segundo a empresa, dos 11 mil jogadores profissionais que tiveram contratos ativos naquele ano, apenas 12% deles receberam salários mensais superiores a cinco mil reais.

Mas o que isso quer dizer? Um garoto, que sonha em se tornar um atleta de nível internacional e ganhar milhões de reais por ano, precisa sair de casa muito cedo para batalhar pelos seus objetivos, convivendo com medos, insegurança e solidão.

No Athletic a realidade não é diferente, hoje a equipe de São João del-Rei está disputando o campeonato mineiro sub-17 e com diversos jovens que lutam dia após dia para chegarem na elite do esporte.

A VAN entrevistou Sávio Mendes, 16, natural de Nova Venécia – ES, que chegou à cidade dos sinos há pouco mais de 3 meses para jogar na equipe juvenil do Esquadrão de Aço.

Ponta-esquerda e fã de Cristiano Ronaldo, o garoto revelou para nossa equipe que seu maior sonho, como atleta, é poder dar uma vida melhor para sua família e, no futuro, disputar uma Copa do Mundo com a camisa da Seleção Brasileira.

Sávio ainda nos contou um pouco de sua vida em São João del-Rei, dividindo uma casa, custeada pelo seu empresário, com mais três colegas de equipe. “Ficar longe da família, amigos e perder parte da infância para lutar pelo meu sonho, com toda a certeza é o meu maior desafio hoje.”, revelou o garoto.

Texto: Gustavo Lage

Revisão: Samantha Souza

Imagem: Athletic Club

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.