Trabalhadores comemoram reprovação de Projeto de Lei que ampliaria o horário de funcionamento do comércio em São João del-Rei

Após contínua pressão dos sindicatos dos trabalhadores e de diversas organizações estudantis de São João del-Rei, foi retirado de votação o Projeto de Lei Nº 7644/21, que previa a ampliação do horário comercial na cidade. A proposta permitiria que o comércio local funcionasse até as 23 horas, de segunda a sexta-feira, e operasse, também, aos domingos e feriados.

A recusa foi considerada uma grande vitória pelos comerciários, que, desde o início, cobraram um posicionamento de oposição dos vereadores da cidade. Em site oficial, o Sindicato dos Comerciários publicou um comunicado ao povo, enfatizando os pontos considerados prejudiciais da proposta. A publicação aponta que a carga excessiva de trabalho está diretamente ligada ao adoecimento de trabalhadores. Ademais, esta afirma que: “Além dos reflexos negativos na vida dos comerciários e de seus familiares, essa mudança pode gerar ao município problemas no transporte público, na limpeza pública, na segurança pública, nas práticas religiosas, nas creches, no convício social”.

Além dos posicionamentos nas redes sociais, que contaram com notas de repúdio e com a abertura de um abaixo assinado, trabalhadores e estudantes se mobilizaram em frente à Câmara Municipal, no último dia 21, quinta-feira, e demonstraram sua insatisfação. Como palavra de ordem, foi feito o uso da frase “Se não retirar, o comércio vai parar!”. Como resultado disso, a votação, que inicialmente teria sido apenas adiada, foi unânime e a proposta foi retirada.

Depois do ocorrido, os sindicatos celebraram o feito e, juntamente com os movimentos estudantis de São João del-Rei, fizeram postagens em suas redes sociais agradecendo aos vereadores que votaram contra e afirmaram que sua a aprovação seria uma exploração do profissional da área, que já lida com extensas jornadas de trabalho.

Apesar da recusa, em entrevista à Rádio Emboabas, o presidente da Câmara, Stefânio Pires (PSL), disse que a proposta está sendo reavaliada e, desse modo, será apresentada novamente, uma vez que sua redação tenha sido revisada. Ele, também, demonstrou-se insatisfeito com o resultado da votação e destacou que o objetivo do Projeto de Lei era gerar oportunidades de negócio, empregos e o fomento do turismo local.

Enquanto isso não acontece, os trabalhadores seguirão tranquilos em suas jornadas habituais de trabalho.

Texto: Júlia Braga

Revisão: Samantha Souza

Imagem: Drobotdean/Freepik

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.