Outra grande novidade é a 1ª Corrida Alcoológica, que já conta com 110 inscritos

 

A 5ª edição do TremBier, maior evento de cerveja artesanal de Minas Gerais, terá início na quinta-feira (26), com abertura às 20:30h e encerramento será na próxima segunda (30), com show de Wilson Sideral, às 22h, no Largo Cervejeiro. A 5ª edição do TremBier promete diversas novidades, dentre elas a 1ª Corrida Alcoológica, a 3ª edição do Concurso Cervejeiros em Panela, diversos shows e cursos apoiados pelo SENAC e pelo SESC.

O festival este ano conta com 30 cervejarias que terão estandes de mesmo tamanho, exceto a patrocinadora oficial, Antuérpia. Além das cervejas artesanais, serão apresentadas comidas que harmonizem com essas bebidas, como queijos, carnes especiais, sanduíches artesanais, pizzas e salgados da cidade. Os 15 restaurantes participantes oferecerão pratos exclusivos em parceria com o evento, formando o famoso Circuito Gastronômico. Segundo Jonathan Malta, gerente do restaurante Sapore De Italia, localizado na praça da rodoviária, sempre há um grande movimento na época do festival: “Pela nossa localização, sempre contamos com um bom número de clientes, mas acreditamos que este ano a organização do festival acertou em cheio principalmente na data. Esperamos uma grande quantidade de turistas.”

O evento teve seu início em 2012, por iniciativa de  Luiz César Costa e Elizabeth Cristina Cruz, um casal apaixonado por cervejas artesanais e pela maria fumaça. O nome do festival tem como base o jeitinho mineiro e seu dialeto (trem) juntamente com a palavra cerveja em inglês (beer).

O TremBier 2018 acontecerá em dois espaços: no Largo da Rodoviária (ou Largo Cervejeiro) e no Largo das Forras (ou praça do coreto). No primeiro local será colocado o palco principal, onde acontecerão os maiores shows, além da exposição de 30 cervejarias e cinco estandes de comidas especiais. Já no segundo local, denominado Coreto SESC, acontecerão apresentações mais suaves, como duplas de estilo folk. Além disso haverá exposição de outras quatro cervejarias, acompanhadas de cinco estandes de expositores da região: vinho, queijo, cachaça, pão de queijo e café.

 

O palco do Largo dos Cervejeiros já está em montagem. – Foto/VAN: Filipe Reno

Serão ministradas também receitas especiais pelo SENAC e cursos oferecidos pelo festival: Curso de produção de cerveja artesanal em panela, com Felipe Viegas, Curso de Cervejas especiais e cultura, degustações e harmonizações, com Marco Falcone, e o Minicurso de Flavors (on e off flavors), com Rafael Reis.

Quanto ao Concurso Cervejeiros em Panelas, são enviadas amostras do Brasil inteiro para avaliação em Tiradentes. O vencedor ganha uma medalha – que poderá ser utilizada em seu rótulo, e garante o certificado pelo BJPC – Beer Judge Certification Program. De acordo com uma das organizadoras do evento, Elizabeth Cruz, este concurso incentiva os pequenos produtores de cerveja artesanal. “O cervejeiro caseiro tem um feedback sobre a própria cerveja (avaliada por profissionais do meio) e ainda tem a possibilidade de vencer o concurso. Este ano recebemos uma amostra de Fortaleza, o que mostra como o evento está se espalhando pelo Brasil”, afirma.

Elizabeth também explica como acontecerá a 1ª Corrida Alcoológica do TremBier: “Serão 5 km cuja proposta é passar pelo centro e ao redor da Serra de São José, com quatro pontos de apoio onde os participantes beberão o chopp da Backer, patrocinadora oficial da corrida.” No momento já são 110 inscrições, que vão até esta sexta-feira (27/04), variando entre os valores de R$60,00 (1º lote) e R$80,00 (2º lote), com limite de 200 pessoas.

O casal espera cerca de 30 mil pessoas para o TremBier 2018. Como afirma a gerente da Pousada Recantos de Minas, Sueli Gonçalves, a hospedaria sempre atinge sua capacidade máxima na época do evento. “Participo do TremBier há três anos, e sempre é muito bom e importante. Este ano, em função do feriado de 1º de maio, há um rodízio de pessoas em que a hospedagem varia de sexta à terça-feira. Estamos lotados.”

Quanto ao futuro, os organizadores afirmam que viajam muito e estão sempre à procura de novidades, dentre elas a realização de uma 2ª edição do TremBier ainda este ano. Eles contam que, por enquanto, ainda não vislumbraram um local, já que o evento se tornará itinerante a partir da próxima edição. Você pode confirerir a programação no site oficial ou na imagem abaixo.

Programação

 

Texto/VAN: Isadora Jales e Filipe Reno
Foto/Reprodução: Divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.